Muitas são as estratégias de marketing digital disponíveis no mercado. Hoje, para as empresas que querem ter visibilidade e transformar seu negócio em uma referência, o link building é fundamental.

Você sabe o que é link building e como ele pode te ajudar a ganhar ainda mais vantagem competitiva diante de seus concorrentes? Descubra neste artigo!

O link building é uma estratégia de SEO que auxilia no aumento da relevância e notoriedade da sua empresa diante o mercado. Ela se caracteriza pela busca por links externos, vindos de outros sites, direcionados para as páginas da sua empresa.

Com conteúdos relevantes e um bom relacionamento online, você alcançará cada vez mais pessoas para divulgar seu conteúdo, sua empresa e seus produtos.

Essa ação, por mais simplória que possa parecer, é capaz de auxiliar a sua empresa a se tornar, aos olhos do Google, um resultado relevante no momento da busca. Isso significa que o mecanismo vai melhorar o seu posicionamento orgânico baseado na relevância dos links externos recebidos, aumentando suas visitas orgânicas e a rentabilidade do seu negócio.

O link building ajudará a sua empresa a melhorar sua relevância no mercado, aumentando a popularidade do seu site e dos seus conteúdos, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência no seu mercado de atuação.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do link building para a sua empresa, é hora de pegar caneta e papel e anotar algumas dicas para executar agora mesmo!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais comuns de link building. A produção de conteúdos de qualidade ajudará a sua empresa a conseguir links externos de outras marcas e blogs que estão falando sobre determinado assunto e enxergam no seu material uma boa referência.

Além disso, é uma forma prática e eficaz de aumentar a linkagem interna do seu blog e o número de visitas orgânicas que, por consequência, também aumentará a visibilidade do seu site. Com maior visibilidade, o ciclo se completa: mais pessoas conhecem seu blog, mais pessoas acessam seu conteúdo e, por fim, mais pessoas citam o seu link como uma referência em futuros materiais.

2. SEO

O trabalho de SEO está incluso na estratégia de link building, não só por meio do marketing de conteúdo, como também no monitoramento de palavras-chave, concorrência e da melhora no posicionamento nos mecanismos de busca.

Para isso, é preciso estudar as palavras-chave mais interessantes para a sua empresa e aprender a trabalhá-las em conteúdos, títulos e linkagens.

3. Pesquisas sobre o seu mercado de atuação

Uma dica de ouro é a criação de pesquisas sobre o seu mercado de atuação. Quando você cria uma pesquisa sobre um determinado assunto, ou um conteúdo rico com tendências para o próximo ano, por exemplo, esses materiais costumam ser citados por outras páginas, o que traduz em link building para a sua empresa.

4. Guest Post

E, claro, a forma mais tradicional de conquistar link building é trabalhar com guest posts. Nesse formato, você entrará em contato com uma empresa do seu segmento, que não seja concorrente direto, e trocará artigos no blog como autores convidados.

Dessa forma, você publicará um texto seu, com link do seu site e blog na página de outra pessoa, e essa outra pessoa, escolhida estrategicamente, também fará o mesmo na sua.

O link building, como explicado, é uma forma de transformar a sua empresa em uma referência. Tendo de estratégias simples até as mais complexas, ele traduz a necessidade de conteúdos de qualidade e bom relacionamento online com empresas do seu segmento.

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