O desenvolvimento de peças gráficas é um dos pontos mais importantes na comunicação de qualquer empresa, não é mesmo? No entanto, muitas marcas deixam de divulgar seus conteúdos, serviços e produtos de forma visual simplesmente por falta de acesso aos softwares especializados. Mas você sabia que é possível criar arte online com ferramentas simples e práticas?

Um design legal faz toda a diferença em qualquer projeto, transmitindo muito mais profissionalismo, além de falar a linguagem do público-alvo. Ao mesmo tempo, nem sempre é possível contar com um profissional full time e investir em programas de computador mais avançados. Felizmente, as ferramentas online estão aí para ajudar!

O objetivo deste artigo é compartilhar com você as 7 melhores ferramentas para criar arte online e posicionar sua empresa na internet. Quer conferir? Vamos lá!

1. Canva

Simples e praticamente à prova de erros, o Canva é a ferramenta preferida de muita gente quando o objetivo é criar uma arte online. É possível acessar o site ou baixar o aplicativo para smartphone. Em ambos os casos, dá para desenvolver posts para redes sociais, banners, panfletos, entre diversos outros materiais.

A plataforma oferece templates pré-prontos, ou seja, é só você escolher o modelo que mais lhe agrada e personalizar com as informações desejadas. Para quem quer ir além, também é possível utilizar as facilidades do Canva para criar um layout do zero. Definitivamente, não é preciso ser um diretor de arte ou designer profissional para criar peças visuais excelentes com essa ferramenta.

2. Bannersnack

Não tão distante do Canva, o Bannersack oferece uma plataforma bastante prática para criar arte online. A principal distinção é que esta ferramenta foca nos anúncios para o Google Ads e Facebook Ads, gerando imagens compatíveis com essas mídias. Ou seja, o Bannersack é um criador de banners para anúncios publicitários virtuais.

O resultado fica realmente profissional, sendo que uma das vantagens é a possibilidade de inserir botões e adaptá-los às cores da sua marca. Outro benefício é a facilidade de replicar o mesmo layout em diversos tamanhos diferentes de maneira automatizada — o que é uma mão na roda em meio à correria do dia a dia.

3. Snappa

O Snappa tem como principal diferencial a oferta de templates prontos para cada rede social (algo que, diga-se de passagem, também está presente no Canva). Isso é excelente para as empresas e profissionais que desejam espalhar sua marca nas redes, mas não querem perder tempo pesquisando e ajustando os tamanhos das artes.

Além das peças de social media, a ferramenta também pode ser usada para criar arte voltada para peças offline, como pôsteres, cartazes e banners. Outra dica é que a plataforma tem utilidade até mesmo para apresentações do cotidiano empresarial, assim como para trabalhos da faculdade ou pós-graduação.

4. Pablo

Esta ferramenta com nome de gente conta com mais de mais de 600 mil tipos de imagens. Apesar da biblioteca impressionante, Pablo não para por aí. A plataforma ainda permite que seus usuários compartilhem qualquer peça criada diretamente em suas redes sociais, como Pinterest, Instagram e Facebook.

O software na nuvem é disponibilizado pela Buffer, uma empresa de gerenciamento de perfis sociais. Embora a maior parte das funcionalidades seja semelhante às alternativas anteriores, há quem prefira o Pablo por conta de sua navegabilidade. Ao abrir o site, você já dá de cara com o painel de criação. Portanto, o espírito é "mãos à obra"!

5. Infogram

Até agora listamos diversas plataformas excelentes para a criação de banners, cartazes e posts de redes sociais. O Infogram pode até ser útil para essas finalidades, mas o seu grande diferencial está na criação de ótimas peças de informação e educação visual, como gráficos, infográficos, diagramas, quadros e painéis.

Basicamente, se você precisar apresentar qualquer tipo de informação e sentir que alguns elementos visuais podem ajudar, o Infogram é a ferramenta certa. Ela permite mostrar dados e educar o seu público de uma maneira atrativa, colorida e didática. É possível, por exemplo, importar planilhas do Excel e transformá-las em lindos quadros ou gráficos.

6. Crello

Você não leu errado! O Crello, este primo distante do Trello (aplicativo de gerenciamento de tarefas) é outra opção de alta qualidade para criar arte online. Aqui o foco também está no uso para redes sociais, contando com mais de 12 mil modelos pré-definidos. Mais uma vez, basta escolher o template, ajustar as informações de acordo com suas necessidades e salvar a peça de design.

Mas espere aí! O Crello não é exatamente igual aos seus concorrentes. Seu grande ponto alto é, provavelmente, a possibilidade de criar posts animados. A plataforma permite desenvolver imagens com efeitos para trazer a sensação de movimento. Interessante, né? Algumas funcionalidades até exigem um conhecimento um pouco mais avançado de design, mas no geral a operação é bem simples.

7. Pixlr

De todas as ferramentas para criar arte online, o Pixlr é o que mais se parece com o Photoshop, consagrado software da Adobe para a criação e edição de imagens. A plataforma é dividida em duas grandes áreas: Pixlr Editor e Pixlr Express.

Os profissionais que já estão familiarizados com os programas da área e sabem exatamente o que precisam podem utilizar a primeira opção, o Pixlr Editor. Isso porque ela permite trabalhar com camadas, assim como é feito no Photoshop.

Já para os iniciantes ou até mesmo para os profissionais experientes que precisam de algo rápido e já encaminhado, o Pixlr Express é o mais indicado. Ele é bastante simples de usar, permite editar uma ou mais fotos ao mesmo tempo, conta com uma excelente variedade de filtros e ainda oferece efeitos que imitam câmeras fotográficas analógicas.

E então, gostou de conhecer as melhores ferramentas para criar arte online? Não esqueça que os seres humanos são altamente visuais e, por isso, o design é sempre um ponto muito importante em qualquer estratégia de divulgação. Ainda bem que já existem soluções simples e intuitivas 100% disponíveis na própria internet, pois assim você nunca deixará de propagar sua marca.

Contar com boas soluções tecnológicas faz toda a diferença em um trabalho de comunicação, não é mesmo? Então, aproveite e conheça as 7 melhores ferramentas de marketing digital.