Ferramentas gratuitas de marketing digital são sites, aplicativos ou plataformas que permitem planejar, gerenciar, criar e acompanhar campanhas e estratégias dessa modalidade. E o melhor: tudo isso sem precisar desembolsar um centavo sequer.

Mas, para entender a utilidade desses recursos, é importante compreender também a importância do próprio marketing online. O marketing digital é o conjunto de táticas e estratégias utilizadas com o objetivo de promover uma marca na internet. Da geração de audiência às vendas, esse tipo de direcionamento é fundamental para qualquer negócio que queira atrair clientes e aumentar seu faturamento.

Cá entre nós, praticamente todo mundo usa a internet, não é mesmo? Assim, o marketing digital ajuda na construção de uma audiência realmente qualificada para a empresa, permite reduzir os investimentos com divulgação — quando comparado ao marketing tradicional — e ainda traz resultados altamente mensuráveis.

Atualmente, seja para alcançar as primeiras posições do Google ou para gerar mais leads e conversões, uma empresa precisa utilizar as estratégias certas e contar com as ferramentas de marketing digital mais adequadas — incluindo as gratuitas. Então, confira nossa lista a seguir!

1. Google Analytics

Sem dúvida, o Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas de marketing digital mais usadas de todos os tempos. Ela conta com inúmeros recursos livres de custo que permitem monitorar o desempenho de um site. Entre essas funções, é possível acompanhar: a quantidade de visitantes; as origens do tráfego (como pesquisas do Google, redes sociais, links de outros sites ou e-mail marketing); os dados demográficos dos visitantes (como gênero, idade, local de acesso e até gostos pessoais); as páginas mais acessadas do site ou blog; a comparação das estatísticas entre diferentes períodos.

Na verdade, a ferramenta para por aí. Além disso tudo, há várias outras métricas relevantes para compreender detalhes sobre o tráfego do seu site. Com o Google Analytics, sem dúvida sua empresa estará muito mais segura para tomar decisões de marketing digital, pois conhecerá melhor o público e terá acesso a inúmeros insights importantes. Isso tudo será bastante útil na hora de traçar ou redirecionar estratégias e campanhas.

2. MailChimp

Ainda hoje, o e-mail marketing é uma das maneiras de divulgação mais eficazes na internet. Segundo a Econsultancy, três quartos das empresas concordam que o e-mail oferece de um “excelente” a um “bom” ROI. Então, imagine contar com uma ferramenta gratuita que permita disparar e-mails para a sua audiência? É isso que o MailChimp cumpre. Embora tenha uma versão paga, o simpático macaquinho traz recursos grátis que já são extremamente úteis.

A modalidade free permite o envio de até 12 mil mensagens de e-mail para até 2 mil contatos diferentes. Além disso, ainda dá para adicionar 2 mil contatos novos (endereços de e-mail) por mês à sua lista de disparo. Mas talvez o mais legal seja o fato de que a plataforma é extremamente intuitiva, priorizando a usabilidade e a experiência do usuário. Vale o teste!

3. Survey Monkey

Pesquisas são parte importante de qualquer estratégia de marketing digital. Uma empresa que não conhece as necessidades e desejos de sua audiência pode ter grandes problemas na hora de divulgar seus conteúdos, produtos e serviços, não é mesmo?

Nesse sentido, a Survey Monkey é uma ferramenta bastante útil — quem disse que o MailChimp seria o único macaquinho fofo da lista? Esta plataforma permite desenvolver pesquisas online de forma simples, rápida e intuitiva, além de obter respostas de maneira organizada. Com isso, sua empresa pode ter mais informações importantes para tomar decisões.

Acompanhar as tendências do mercado é uma necessidade de praticamente todos os gestores. E, é claro, existe uma ferramenta gratuita de marketing digital que dá uma bela ajuda. O Google Trends serve para pesquisar palavras-chave, fornecendo gráficos que demonstram a evolução das buscas por um determinado termo ao longo do tempo.

A plataforma traz informações sobre as mais variadas categorias de negócio. Por lá você pode ficar sabendo quais países ou regiões mais pesquisam sobre um determinado assunto e qual o canal usado para realizar as buscas (por exemplo, Google, Google Shopping, YouTube ou Google Imagens), além de fazer comparações entre diferentes palavras-chave. Assim, fica muito mais fácil montar uma estratégia de divulgação alinhada ao comportamento dos consumidores. Além de tudo, a ferramenta é intuitiva e fácil de utilizar.

5. Planejador de palavras-chave

Esta é mais uma ferramenta gratuita de marketing digital fornecida pelo Google. Apesar de fazer parte da plataforma de anúncios, o Google AdWords, o planejador de palavras-chave pode ser utilizado de maneira separada, sem precisar pagar nada por isso.

Com ele, você pode pesquisar novas keywords e descobrir quais são os termos mais buscados pelo público. Dá para ver a média de pesquisas mensais de cada palavra-chave e usar essas informações para planejar sua estratégia de conteúdo, aproveitando os termos que despertam maior interesse, por exemplo.

6. Gerador de Títulos

A produção de conteúdo para internet só fica completa quando você escolhe um belo título para divulgar seu artigo, vídeo ou até mesmo um infográfico. Apesar de pouca gente dar a devida atenção a esse elemento, ele é um dos itens mais importantes para ter sucesso ao fazer marketing de conteúdo.

E não basta se basear no achismo: é preciso utilizar evidências científicas e fazer testes. Por exemplo, pesquisas mostram que títulos com 6 a 13 palavras atraem mais usuários. Então que tal conferir uma ferramenta gratuita para gerar títulos incríveis? O Gerador de Títulos, desenvolvido em parceria pela Rock Content e Resultados Digitais, é ideal para você ter novas ideias ou até mesmo verificar a qualidade dos títulos já criados. A ferramenta é bastante simples. Nela, você insere pelo menos três termos do seu interesse e o software gera 7 títulos diferentes para avaliar.

Agora que você tem em mãos essa lista sensacional de ferramentas gratuitas de marketing digital, é só aproveitar os recursos disponíveis para colocar suas estratégias e campanhas em prática. Você pode começar pesquisando o que seu público deseja com o Survey Monkey e analisando as tendências com o Google Trends. A partir daí, é hora de criar ótimos conteúdos com o Planejador de Palavras-chave e o Gerador de Títulos. Por fim, utilize o MailChimp para divulgar seus artigos e vídeos por e-mail e monitore tudo pelo Google Analytics.

Gostou deste conteúdo sobre as melhores ferramentas gratuitas de marketing digital? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais!