A produção de conteúdo se tornou uma grande tendência dentre as estratégias de marketing digital. As empresas perceberam que, para conseguirem um bom posicionamento e transformarem sua relação com os consumidores, precisam criar materiais relevantes para o público e que sejam capazes de responder seus questionamentos nos diferentes estágios da jornada de compra.

Dessa forma, ter um bom desempenho na busca orgânica se tornou uma das prioridades das empresas que investem em conteúdo e SEO. Afinal, essa é a melhor maneira de usufruir de todos os benefícios oferecidos por essas estratégias de marketing, aumentando os resultados orgânicos e o rendimento da empresa.

Quer aprender um pouco mais sobre esse tema e aumentar os resultados da sua estratégia? Continue a leitura!

Por que se preocupar em aparecer na busca orgânica do Google?

O marketing digital abriu as portas para investimentos muito mais interessantes que as mídias tradicionais. Hoje, quando analisamos os hábitos de consumo, descobrimos que o novo consumidor está conectado e costuma fazer pesquisas antes de tomar a decisão de compra.

Dessa forma, é preciso que as empresas estejam presentes nas plataformas digitais e invistam em sites e blogs para aproveitar todas as possibilidades desse universo online.

Quais as vantagens de estar bem ranqueado nas buscas?

Quando sua empresa está bem ranqueada no Google, você consegue aproveitar diversos benefícios, além de transformá-la em um negócio muito mais sustentável.

Mas realmente vale a pena fazer esse investimento? Conheça alguns dos benefícios dessa prática e descubra como o conteúdo, combinado com o SEO, pode resultar em números incríveis para o seu negócio.

Melhora do seu relacionamento com o público

A primeira grande vantagem é a melhora do seu relacionamento com o público. Ter uma página bem ranqueada nos mecanismos de busca mostra como o seu negócio é relevante, ganhando ainda mais notoriedade no mercado.

Esse relacionamento também pode ser mais estreitado quando o conteúdo é trabalhado nas diversas etapas da jornada de compra, de modo que há comunicação com o cliente no momento de descoberta, consideração, decisão e pós-venda!

Aumento da sua taxa de conversão

Esses conteúdos também ajudarão a conquistar novos clientes, aumentando a sua taxa de conversão e transformando a sua empresa em um negócio mais sustentável.

Se o conteúdo for otimizado periodicamente, além de manter sua posição nos resultados de busca, ele também ajuda a tornar seus números cada vez mais sustentáveis, fazendo com que conteúdos antigos permaneçam trazendo possíveis clientes para a sua empresa.

Transformação da sua empresa em uma referência de mercado

E, claro, com conteúdos de qualidade, é possível transformar a sua empresa em uma referência de mercado. Isso acontece porque uma das principais funções dos conteúdos online é, de fato, a educação do mercado.

Quando o seu público é educado pelo seu material, você se torna referência e ganha ainda mais notoriedade.

Quais são as diferenças entre mídia paga e mídia orgânica?

Existem duas formas de conseguir clientes para a sua empresa: a mídia paga e a mídia orgânica.

A mídia paga, como o próprio nome diz, é uma estratégia em que a sua empresa paga aos mecanismos de busca, como o Google, para aparecer em destaque nos resultados de pesquisa. Quando uma organização adota a estratégia de mídia paga, os anúncios ficam sinalizados, para que o usuário saiba, ao realizar a pesquisa, que aquele resultado foi pago.

Já com a mídia orgânica, os resultados são conquistados por meio de estratégias de SEO, otimizadas para o usuário com palavras-chave específicas e um conteúdo completo, que fazem com que essas páginas conquistem, organicamente, os resultados em destaque.

Como melhorar o posicionamento nas buscas do Google?

Ficou claro que o bom posicionamento nas buscas do Google pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Sendo assim, quais são as ações básicas para transformar seus resultados?

Separamos algumas dicas para você colocar em prática na sua empresa agora mesmo, aumentando suas chances de aparecer nos melhores resultados dos mecanismos de busca.

Produza conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é o primeiro passo para conquistar cada vez mais visitas orgânicas. Nesse sentido, é preciso que você conheça o seu público e saiba exatamente quais são os temas e palavras-chave mais relevantes para essas pessoas.

Com essas informações em mãos, é hora de criar um material diferenciado, relevante e de qualidade, que atenda às necessidades desse público e ajude essas pessoas a conhecerem a sua empresa.

Siga as boas práticas de SEO

O SEO é um dos pilares mais importantes de uma boa estratégia de conteúdo. Com as ações, é possível otimizar os materiais produzidos para melhorar o seu posicionamento e conquistar ainda mais visitas ao seu site.

Para aplicar as estratégias de SEO no seu negócio, faça uma boa pesquisa de palavras-chave, analise o código do site e considere a experiência do usuário para otimizar seus resultados. Lembre-se sempre de que a prioridade do Google é o usuário e, por isso, deve ser a sua também.

Foque em escrever artigos que resolvam a dor da persona

Um dos segredos mais valiosos da produção de conteúdo é a criação de materiais que são capazes de resolver as dores das personas. Isso significa que, tendo isso em mente, você conseguirá atingir o seu público da forma correta, no momento correto e com a informação correta.

Ao fazer a sua pesquisa de personas, identifique quais são as maiores dificuldades e os problemas enfrentados pelo seu público e foque seu conteúdo em responder essas dúvidas, nos diversos estágios da jornada de compra do seu consumidor.

Investir em conteúdo de qualidade o ajudará a se posicionar bem na busca orgânica do Google. Esse bom ranqueamento pode não só transformar sua empresa em uma grande referência no mercado, como pode também educar o seu público e aumentar a taxa de conversão da sua empresa.

Além disso, um conteúdo bem ranqueado na busca orgânica permanece trazendo excelentes resultados depois de meses de criação, o que significa que as estratégias são mais sustentáveis e dão lucros continuamente. O ideal, para garantir esse benefício, é sempre fazer um estudo de melhorias do que pode ser otimizado no material, garantindo seu posicionamento e melhorando os números.

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre como transformar seus conteúdos em um sucesso na busca orgânica? Confira nosso artigo sobre as melhores estratégias de marketing de conteúdo para aplicar no seu blog e como otimizar seus resultados.