Com o surgimento e a evolução de novas tecnologias no mundo, diversas carreiras passaram a ganhar mais destaque. A presença de um profissional de marketing digital em uma empresa virou algo fundamental para a expansão e o desenvolvimento de qualquer negócio.

Independentemente da carreira escolhida, o profissional deve ter alguns quesitos básicos para se dar bem no mercado de trabalho, como ter vontade de aprender sempre, manter um bom networking e estar sempre atualizado. Além disso, em um período em que o mundo é controlado por dispositivos digitais, você precisa sempre estudar sobre a área.

Neste post, vamos apresentar 11 opções de carreira para um profissional de marketing digital. Confira!

1. Social Media

O social media é o profissional que fica encarregado de gerenciar as redes sociais de uma empresa ou de seus produtos. Com o crescimento das mídias digitais e das novas tecnologias, essa profissão está ganhando cada vez mais importância no mundo corporativo, principalmente por causa da relação com o marketing digital.

Essas redes se tornaram um canal de comunicação fundamental com clientes e outros consumidores no mercado. Porém, é preciso prestar atenção à qualidade dos profissionais, já que as redes sociais têm um poder muito grande sobre a imagem da empresa. Por isso, é preciso que o planejamento do conteúdo que será divulgado seja feito.

2. Youtuber

Essa é uma das profissões que mais crescem na internet atualmente. Fazendo um canal no YouTube, é possível criar conteúdo sobre diversos assuntos e expor diferentes opiniões, que têm a capacidade de atingir milhões de pessoas.

Muitas empresas já perceberam como um canal no YouTube pode alavancar o marketing digital delas e ser muito útil para os negócios. Sendo um youtuber com um conteúdo de qualidade, é possível engajar a sua audiência e ganhar dinheiro com publicidade.

3. Nômade digital

O nômade digital é uma pessoa que trabalha totalmente com plataformas online e não precisa estar presente em um escritório físico na maior parte do seu tempo. Esses profissionais podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma boa conexão com a internet.

Não há um curso ou uma especialização para se tornar um nômade digital. Nesse segmento, há pessoas de diversas profissões que vendem o seu produto ou uma ideia por meio da internet. Grande parte dos nômades digitais trabalha com algo relacionado à marketing digital, tráfego na web e copywriting.

4. Professor de marketing digital

Para aprender sobre marketing digital, é preciso buscar conhecimento com alguém. Nesses casos, percebe-se a importância de um professor. Essa é uma das profissões em que você precisa de alguma especialização em marketing digital para poder trabalhar.

Um professor dessa área não necessariamente precisa desempenhar suas funções em um colégio ou em uma universidade. A internet é capaz de proporcionar diversos ensinamentos por meio de palestras, webinários e aulas online. As redes sociais também são ótimas ferramentas que ajudam professores a espalhar conhecimentos para milhares de pessoas.

5. Produtor de conteúdo

Esse profissional é o responsável por produzir conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo de uma empresa. Esses conteúdos podem ser ótimas formas para se comunicar com o consumidor. Grande parte desses produtores é especializada em marketing digital ou, pelo menos, tem uma noção do que precisam criar para atrair um cliente.

6. Afiliado profissional

O afiliado profissional é um responsável por recomendar produtos ou serviços de terceiros, como uma espécie de vendedor virtual. Caso você seja afiliado credenciado de uma empresa, como a Amazon, compartilhe um produto nas suas redes sociais e consiga vendê-lo, você pode ganhar uma comissão por essa venda.

Para ser um profissional nesse negócio, é fundamental saber estratégias de marketing digital, conhecer o público com o qual você vai entrar em contato e com quem deseja compartilhar esses produtos. Com algumas técnicas de marketing, é possível ganhar dinheiro de maneira online e sem sair de casa.

7. Infoprodutor

Uma das principais funções de um infoprodutor é transformar conhecimento em produtos digitais. Com um conhecimento específico, não necessariamente em marketing digital, você pode transformá-lo em um conteúdo para e-books e cursos online.

Por exemplo, caso você seja um cozinheiro, pode transformar os seus conhecimentos em aulas ou cursos online para outras milhares de pessoas. Caso seja um profissional de educação física, pode fazer vídeos ensinando como praticar exercícios corretamente, como emagrecer, como ganhar mais músculos, entre outros.

8. Executivo de mídia

Geralmente, um executivo de mídia é um profissional que faz parte de algum veículo de comunicação e é o responsável por vender, para o mercado publicitário, os espaços de propaganda para sites, blogs e outros portais. Com um conhecimento em marketing digital, é possível potencializar os seus ganhos sendo um executivo de mídia.

9. Profissional de SEO

O profissional de SEO (Search Engine Optmization) é o responsável por trazer uma audiência qualificada para um site. Além de fazerem com que o seu blog esteja sempre nas primeiras posições em mecanismos de buscas, como o Google, os profissionais de SEO ajudam a gerar mais tráfego para o seu site.

10. Profissional de e-commerce

Atualmente, o comércio eletrônico é considerado um dos mercados que mais crescem na América Latina e uma das grandes tendências no mundo. O profissional de e-commerce é responsável por trabalhar estratégias de venda para lojas virtuais, bem como todo o processo logístico e de precificação dos produtos.

11. Empreendedor

Para se tornar um empreendedor, você não precisa ser especializado em algum curso, basta ter uma ideia de negócio. Quando uma pessoa vai empreender e tem um conhecimento em marketing digital, a sua capacidade de supervisão e administração de negócios é muito mais potencializada.

Percebeu como há dezenas de opções de carreiras para um profissional de marketing digital? É fundamental ter em mente que é preciso estar sempre atualizado no mundo digital para que você consiga se tornar um especialista ainda melhor. O marketing é uma área que está em constante transformação e desenvolvimento, então, um profissional precisa sempre estudar e conhecer novas estratégias.

Busque conhecimento na internet, em livros e em outros meios para poder se tornar um profissional de marketing digital ainda mais capacitado.

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