Você chegou à conclusão de que esse é o momento certo para fazer uma pós-graduação em marketing. Excelente! O próximo passo é escolher o curso ideal, para garantir que vai atingir seus objetivos pessoais e profissionais com esse investimento.

Quer você queira conquistar um cargo de gestão ou um aumento, quer queira simplesmente se atualizar sobre as novidades do universo do marketing, precisa fazer um curso de qualidade em uma instituição de ensino de excelência. Então, como escolher? Neste post, você confere todos os fatores que deve levar em consideração e, ainda, descobre alguns dos melhores cursos de pós-graduação em marketing do país.

A importância de um curso de pós-graduação

O curso de pós-graduação valoriza seu currículo. Por isso, ele é um elemento importante para alcançar metas de carreira como ocupar um cargo de gestão ou conquistar um aumento. Ele também permite que você direcione melhor sua carreira dentro de uma área tão ampla quanto o marketing. E não se esqueça de que a pós-graduação é o lugar ideal para conhecer outros profissionais e fazer networking, abrindo portas para oportunidades que você não encontraria nos classificados.

MBA x especialização: qual escolher

Existem dois tipos principais de cursos de pós-graduação em marketing que você deve saber diferenciar: a especialização e o MBA.

A especialização é voltada para o aperfeiçoamento e aprofundamento técnico em tópicos bem definidos. Portanto, não existe um momento ideal para fazer o curso de especialização. Algumas pessoas começam enquanto ainda estão na faculdade ou logo depois de terminar a graduação.

Enquanto isso, o MBA é voltado para o desenvolvimento de gestores. De maneira geral, é um curso mais recomendado para profissionais que já estão no mercado de trabalho há alguns anos, que têm uma certa bagagem e que ocupam cargos de gestão.

Como escolher o curso certo

Considere a modalidade de ensino

Atualmente, existem vários cursos de pós-graduação em marketing a distância. Essa é uma boa alternativa para quem não pode se deslocar até uma instituição de ensino; por outro lado, perde-se um pouco dos benefícios do contato direto com o professor e com os colegas. Pese os prós e contras de cada modalidade, bem como as suas circunstâncias pessoais, antes de optar por um curso EAD.

Além disso, fique atento: um curso EAD pode ter momentos em que o aluno deve participar presencialmente, assim como um curso presencial pode ter algumas matérias online.

Avalie a grade curricular

Dê preferência a cursos que trazem disciplinas relevantes para a sua carreira. Leia a ementa das disciplinas para saber como os tópicos são abordados e trabalhados em sala de aula. Outro ponto importante que você deve observar é a carga horária, tanto do curso quanto das disciplinas individuais. Se uma matéria que você considera importante tem carga horária muito reduzida no curso, talvez essa não seja a opção ideal.

Avalie o corpo docente

É muito importante que o corpo docente seja composto por professores que tenham excelente experiência prática e formação. Assim, eles poderão combinar os dois na sala de aula, apresentando as teorias do marketing e exemplificando-as com casos reais.

Descubra o que a instituição oferece

Algumas instituições têm convênios com universidades do exterior, permitindo que os alunos façam intercâmbio. Outras desenvolvem programas de empregabilidade, facilitando o contato entre os alunos e as grandes empresas. Benefícios desse tipo podem tornar sua experiência na pós-graduação muito mais rica, e você deve levá-los em consideração na hora de escolher o curso.

Converse com ex-alunos

Saber o que os ex-alunos têm a dizer sobre o curso é muito importante para ter certeza de que a faculdade entrega o que promete. Se você não tiver nenhum conhecido que fez o curso na mesma instituição em que você está interessado, é só buscar referências na internet. No entanto, sempre leia as críticas com bom senso e, se elas levantarem dúvidas, entre em contato com a instituição e descubra o que ela tem a dizer sobre o assunto.

5 melhores cursos de pós-graduação em marketing

1. MBA em Marketing da FIA

A Fundação Instituto de Administração oferece um curso presencial de MBA em Marketing com carga horária de 500 horas. Entre as disciplinas que compõem a grade, pode-se destacar: economia e macroambiente, gestão da marca e posicionamento competitivo e marketing digital. Um destaque desse curso é o módulo internacional, que traz a oportunidade de estudar no exterior.

2. MBA em Marketing da FGV

A FGV oferece um MBA Executivo em Marketing a distância com duração de 432 horas. O curso inclui, em sua grade, disciplinas como pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e métricas de marketing. O aluno também deve entregar um Trabalho de Conclusão de Curso para ser aprovado.

3. MBA em Marketing da ESPM

A ESPM oferece um curso a distância de MBA em Marketing com carga horária de 540 horas. As disciplinas oferecidas vão de fundamentos do marketing a big data e neurociência aplicada ao marketing. Ao final do curso, o aluno deve desenvolver um PCA (Projeto de Conclusão Aplicado).

4. Especialização em Marketing Estratégico da PUC Minas

A PUC de Minas Gerais oferece um curso presencial de especialização em Marketing Estratégico com duração de 432 horas. O curso está dividido em quatro módulos: formação gerencial, modelagem de negócios e criação de valor único, gestão estratégica de marketing e marketing digital. Cada módulo tem de quatro a seis disciplinas.

5. Especialização em Marketing Organizacional da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas oferece um curso presencial de especialização em Marketing Organizacional com duração de 370 horas. As disciplinas incluem planejamento estratégico em marketing, planejamento da comunicação e gestão da marca, marketing de relacionamento, trade marketing, finanças em marketing, entre outras.

Após conhecer todos esses cursos, você ainda não encontrou a opção ideal de pós-graduação em marketing? Não tem problema! Manter-se atualizado é indispensável, mas você pode estudar de outras maneiras. Uma ótima alternativa são os cursos livres online, como aqueles oferecidos pela Universidade Rock Content. Basta se inscrever e começar a estudar, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais e ajude a levar a informação a mais pessoas!