O SEO para YouTube é um conjunto de técnicas que podem fazer seu vídeo aparecer entre as primeiras posições do Google. Saiba, neste post, como otimizar esse formato de conteúdo e por que é importante melhorar o ranqueamento de seus vídeos!

Você reparou que, ao pesquisar uma palavra-chave no Google, o buscador já não mostra apenas links para textos? Hoje em dia, o robô evoluiu tremendamente para alcançar um objetivo: entregar a melhor informação possível ao usuário, seja em imagens, vídeos ou opções de compra. Por isso, é fundamental otimizar não só o conteúdo escrito, mas também caprichar no SEO para YouTube!

Se você já percebeu que precisa saber mais sobre esse assunto, continue a leitura! Vamos explicar por que é importante investir no SEO para vídeos e como fazer isso!

Por que investir no SEO para YouTube?

Em primeiro lugar, é importante pensarmos que os vídeos são o futuro da internet. Atualmente, eles respondem por cerca de 80% do tráfego da rede e a tendência é que essa porcentagem aumente. Em 4 anos, o consumo de vídeos na web aumentou 135%, enquanto o crescimento da TV foi de apenas 13%. Portanto, se a sua empresa produz vídeos, ela tem uma chance enorme de atrair o público. Afinal, está produzindo o formato que as pessoas querem ver!

Porém, é essencial fazer com que esses vídeos apareçam nos primeiros resultados dos mecanismos de busca. É nesse ponto que o SEO (Search Engine Optimization) se torna indispensável.

O SEO para YouTube é um conjunto de técnicas utilizadas para fazer o robô do Google entender que o seu vídeo trata de um determinado assunto. Assim, quando o usuário pesquisar palavras-chave relacionadas a ele, o mecanismo de busca exibirá o seu link entre as principais sugestões de conteúdo para atender àquela necessidade.

Mas vamos falar a verdade: até pouco tempo, quase não se falava sobre otimizações de SEO para vídeos. Então, muito do conteúdo disponível não foi preparado para atrair mecanismos de busca. Assim, sua chance de aparecer nas primeiras posições é muito maior, alterando completamente os resultados das pesquisas.

Isso abre uma série de oportunidades:

  • chamar a atenção do internauta que quer um conteúdo mais atrativo que um texto;
  • fisgar quem precisa de uma exposição mais didática de um assunto;
  • se destacar quando a palavra-chave é muito concorrida;
  • conseguir visualizações e captar seguidores.

Ficou curioso para saber como atingir esses resultados? Confira nossas dicas!

Como otimizar vídeos para os mecanismos de busca?

Trabalhar o SEO para YouTube é bem simples. Separamos algumas dicas rápidas que farão uma grande diferença. Anote aí e faça um checklist cada vez que for publicar um vídeo!

Escolha as palavras-chave com cuidado

Muita gente procura os famosos tutoriais do YouTube para aprender a fazer alguma coisa. Por isso, é bastante comum eles começarem as buscas com "como".

Então, veja se é possível relacionar o seu conteúdo à palavra "como". É possível usar o vídeo para solucionar essas dúvidas em diferentes áreas, que vão desde "como fazer brigadeiro" até "como reduzir o turnover de uma empresa".

Aliás, uma boa dica é dar uma olhadinha na caixa de pesquisa do Google, usando o recurso autocomplete. Lá você vai descobrir quais são as principais perguntas dos usuários que podem ser utilizadas como palavras-chave para atrair visitantes.

Não se esqueça de otimizar o título

Assim como no conteúdo escrito, a palavra-chave deve aparecer no título. Ele também deve ser claro, mostrando exatamente o que a pessoa vai encontrar naquele conteúdo.

Isso evita que as pessoas se sintam enganadas porque passaram minutos assistindo a um vídeo e não encontraram a informação que procuravam. Ou seja, elas perderam tempo e não obtiveram nenhum benefício.

Então, em vez de colocar "SEO para YouTube", faça algo mais completo: "SEO para YouTube: saiba a importância de otimizar seus vídeos e como fazer isso". Ou seja, a pessoa sabe que tem um pouquinho de teoria e depois o conteúdo traz também dicas práticas.

Além do título, é importante usar a head tail e outras keywords semânticas (palavras relevantes e relacionadas ao seu conteúdo) nas tags.

Insira uma descrição

A descrição do vídeo funciona praticamente como a meta-descrição para o texto escrito: ela é uma chance de impactar o usuário e fazer ele pensar que vale a pena conferir seu conteúdo. Procure inserir uma chamada criativa e envolvente em três linhas, sempre incluindo a sua palavra-chave.

Com essas dicas simples, você vai perceber que os seus vídeos aparecerão em posições cada vez melhores nos mecanismos de busca, aumentando suas visualizações e potencializando sua estratégia digital!

Gostou do post? Já conhecia essas dicas de SEO para YouTube e utiliza alguma delas no seu canal? Conte pra gente qual foi o resultado aí no espaço dos comentários!