MQL (Marketing Qualified Leads) são leads qualificados pelo marketing, ou seja, trata-se de clientes que conhecem as soluções da sua empresa devido a um conteúdo disponibilizado, porém ainda não demonstram certeza se realmente querem adquirir o seu produto ou serviço.

A conversão de vendas de uma empresa só pode ser otimizada se entendermos o que é MQL. Esse termo impacta diretamente no setor comercial do seu negócio e auxilia na organização durante a captação de novos clientes.

O marketing digital proporciona diversas ferramentas para organizar uma empresa. Os termos MQL e SQL são fundamentais para definir em qual estágio os clientes se encontram no processo de compra. A conversão de leads em clientes depende diretamente da qualificação que eles recebem.

Neste post vamos mostrar o que é MQL e qual a importância para a sua empresa. Confira!

O que é MQL?

O termo MQL (Marketing Qualified Leads, em inglês) significa leads qualificados pelo marketing. Ou seja, são leads que se encontram em um estágio mais avançado e já estão bem informados sobre a área de atuação do seu negócio.

Nesse processo, o cliente sabe que tem um problema e que precisa agir em relação a isso para resolvê-lo. Logo, ele busca uma solução para suprir a sua necessidade. Esses leads estão dispostos a conhecer a sua empresa e avaliar os seus serviços, já que interagiram com o conteúdo que o negócio ofereceu.

Qual a importância do MQL?

Para que o negócio de uma empresa se desenvolva e seja sustentável, é preciso que a taxa de conversão de clientes seja um ponto forte. Por isso, é necessário investir energia nos leads certos. Dividi-los em MQL e SQL (Sales Qualified Leads, em inglês, ou leads qualificados para venda) é muito importante para o negócio, já que mostra se os processos de qualificação e nutrição estão dando certo.

Além disso, com essa divisão, a equipe comercial ganha mais segurança para abordar os leads. As chances de um profissional de vendas não saber se o cliente está preparado para ouvir o que ele tem a dizer diminui com todas essas informações disponíveis.

Qual o processo até chegar ao MQL?

O processo para definir os leads como MQL requer atenção e planejamento. Um dos primeiros passos é entender o mercado em que a sua empresa está inserida e a solução que ela oferece. Definir o público-alvo e entender as suas necessidades, elaborar uma nutrição eficiente e se planejar é fundamental para chegar ao MQL.

Quais ações devem ser tomadas para evoluir os leads até a compra?

Classificar os leads qualificados é muito importante, mas é apenas uma parte do trabalho. A integração entre os times de vendas e marketing é uma estratégia que precisa ser colocada em prática para que se possa implementar o MQL e o SQL. Por meio de uma boa coordenação, gerência e esforço coletivo, é possível fazer os leads evoluírem para a compra do seu serviço.

Percebeu como é importante para o negócio definir o que é MQL? Para que todo esse processo seja feito com sucesso é necessário muito planejamento, atenção, organização e integração entre as equipes comerciais e de marketing da empresa. Entender o mercado, definir o público-alvo, construir uma nutrição eficiente e organizar as informações que serão obtidas pelo funil de vendas são alguns fatores que vão facilitar a transição dos leads qualificados até a compra dos seus serviços ou produtos.

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