Google featured snippet é uma resposta curta e direta (em forma de parágrafo, lista ou tabela) para uma pesquisa de palavra-chave. O resultado é exibido direto na página de busca, acima do primeiro resultado de busca orgânica, sem que o leitor precise clicar em nenhum link.

Até pouco tempo, todas as empresas, sites e blogs lutavam para conquistar a primeira posição do Google. O que pouca gente previa é que poderia haver um resultado ainda melhor do que o primeiro lugar das buscas orgânicas.

Estamos falando justamente do Google featured snippet, considerado a posição zero nas buscas.

O apelido de "posição zero" não é à toa. Esse é um resultado que aparece antes mesmo do primeiro lugar, ganhando total destaque quando o usuário faz uma busca de palavra-chave.

Se você já se deparou com um featured snippet, sabe como é difícil ignorar essa caixa de resposta! Além de atrair muita atenção, ela representa uma excelente oportunidade para criadores de conteúdo.

Então, que tal aprender como conquistar a posição zero nas buscas? Veja só!

Conseguir mais cliques

O primeiro lugar nas buscas sempre recebe mais cliques do que os outros resultados, mas é claro que a posição zero tem ainda mais destaque! Conquistar um snippet é a oportunidade ideal para aumentar o seu CTR (click-through rate, ou taxa de cliques).

Competir com blogs grandes

Não é preciso estar em primeiro lugar nas buscas para ocupar o Google featured snippet. Pelo contrário: pesquisas já mostraram que até quem está na oitava página pode conquistar a posição zero.

Com isso, você tem a chance de competir com blogs muito maiores!

Subir posições nas SERPs

Apesar de não ser necessário estar nas primeiras posições para conquistar o snippet, ele inevitavelmente trará mais acessos, compartilhamentos e relevância à sua página. Assim, é comum subir posições nas buscas, conquistando ainda mais tráfego.

Há 3 tipos de snippet. Os três são igualmente válidos e sua aparição depende muito da pesquisa que está sendo feita. Entenda melhor cada um deles.

Lista

O snippet de lista é, literalmente, uma relação numerada. Pode incluir passos de uma receita, uma sequência de instruções, dicas para um assunto, um ranking, uma série de motivos etc.

Para conquistar esse snippet, aposte em posts do tipo "8 passos para...", "14 lugares para conhecer em...", "17 benefícios do...". Detalhe: o Google valoriza respostas completas, o que pode se traduzir em listas mais longas.

Parágrafo

Em geral, esse snippet conceitua o termo pesquisado pelo usuário, oferecendo uma definição sucinta e direta para que o leitor saiba do que trata o assunto.

Quer emplacar um featured snippet no formato de parágrafo? Então, aplique a keyword no H1, seguida de um texto que conceitue o termo usando entre 40 e 50 palavras.

Importante: apresente a palavra-chave seguida do termo "é" . Por exemplo, para a keyword "marketing", deve-se iniciar o texto com "Marketing é...".

Também é fundamental observar se a palavra-chave utilizada já possui um Google featured snippet. Se sim, responda à dúvida da pergunta de maneira ainda mais completa, sem extrapolar o limite indicado de palavras.

Tabela

Segundo o Advanced Web Ranking, tabelas com estatísticas representam 17% dos Google featured snippets. Interessante, não é mesmo?

Mais uma vez, a dica para conseguir emplacar um snippet é apostar em respostas ricas. Certifique-se de que a sua tabela conta com informações claras e relevantes, capazes de responder à dúvida dos leitores.

O grande objetivo do Google é melhorar a experiência de quem pesquisa. Por isso, faz todo o sentido para a empresa responder às dúvidas dos usuários de forma breve e direta por meio do Google featured snippet.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para alcançar a posição zero, você terá muito mais chances ao seguir as dicas deste post. O princípio é um só: oferecer respostas objetivas para o leitor, entregando rapidamente o que ele procura.

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