Para fazer marketing digital do jeito certo, além de criar uma estratégia sólida e conhecer as melhores práticas, existe mais um elemento importante: contar com boas ferramentas. Como existem tantas, você pode até ficar em dúvida sobre quais implementar. Para que você não precise fazer todo o esforço de pesquisar, testar e comparar as várias opções que existem por aí, decidimos adiantar um pouco o processo. Então, selecionamos as 7 melhores ferramentas de marketing digital que você precisa adotar:

  1. Wordpress: plataforma para criação de sites e blogs;
  2. RD Station Marketing: ferramenta para automação de marketing;
  3. Mailchimp: solução de e-mail marketing;
  4. Google Analytics: relatórios de desempenho de website;
  5. SEMrush: software para Search Engine Marketing;
  6. Hello bar: ferramenta para coletar e-mails de visitantes;
  7. Rock Content: solução em marketing de conteúdo.

Ficou curioso para saber mais? Então, confira alguns detalhes sobre cada uma dessas ferramentas.

1. Wordpress

O Wordpress é a ferramenta mais utilizada para criação de sites e blogs, pois é livre, gratuito e extremamente flexível. Você pode personalizar vários aspectos da aparência e do funcionamento da página, utilizando temas, widgets e plugins variados. Alguns deles são pagos, mas o valor não chega a ser um obstáculo para as customizações. Outro ponto positivo do Wordpress é que ele é fácil de utilizar, portanto, mesmo quem não é um especialista consegue editar as páginas.

2. RD Station Marketing

O RD Station é conhecido como a principal ferramenta para automação de marketing disponível no Brasil. Ele permite criar e gerenciar publicações em redes sociais, anúncios, landing pages, pop-ups e campanhas de e-mail, tudo em um único lugar. Também é possível monitorar e classificar os leads segundo seu comportamento. Para completar, o RD Station fornece relatórios completos, para que você possa acompanhar os resultados das ações de marketing.

O RD Station tem três planos, com valores diversos. Também é possível solicitar um teste gratuito de 7 dias do plano Pro.

3. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta prática, mas poderosa, para e-mail marketing. Ele permite criar sequências de e-mails que são disparadas automaticamente, conforme parâmetros previamente definidos.

Os e-mails podem ser personalizados para o destinatário, por exemplo, com o nome do contato. Depois, o Mailchimp gera relatórios com as taxas de abertura, cliques, mensagens não entregues, entre outras métricas relevantes. O Mailchimp também facilita muito o processo de retirar das listas de contato aqueles leads falsos ou as pessoas que querem parar de receber mensagens.

O plano gratuito do Mailchimp permite até 2.000 inscritos na lista de e-mails e até 12.000 e-mails disparados por mês. O valor dos outros planos é calculado com base na quantidade de contatos da lista, mas os preços são bastante acessíveis.

4. Google Analytics

Ele não poderia faltar em uma lista das melhores ferramentas de marketing digital: é o Google Analytics. Esse é o recurso mais confiável para descobrir tudo sobre o desempenho do seu site. Entre outras informações, ele permite identificar quantos visitantes acessaram o site, seu perfil, o caminho feito por eles, as páginas mais acessadas, os dias e horários com maior tráfego e a taxa de pessoas que saem logo na primeira página.

A partir dessas informações, é possível elaborar medidas para aproveitar melhor os pontos fortes, reforçando a atração e conversão, e também para resolver problemas.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita. Tudo que você precisa fazer para utilizá-lo é realizar o cadastro do seu domínio e inserir um código, fornecido pelo Google, no código-fonte do seu site. O processo é muito simples, especialmente se o site foi criado em Wordpress.

5. SEMrush

O SEMrush é uma solução completa para marketing de mecanismos de buscas, o que inclui SEO e mídias pagas. O mais interessante é que ele não é apenas uma ferramenta para pesquisar palavras-chave; na verdade, sua proposta é analisar e revelar aspectos da estratégia de outros sites do seu segmento, oferecendo inteligência de mercado em SEM.

Assim, você pode acompanhar as melhores práticas dos seus concorrentes e também explorar brechas que eles ainda não aproveitam. Além disso, é claro, ele também faz uma auditoria completa de SEM no seu website, revelando os pontos fortes e fracos.

A ferramenta é paga, mas é possível fazer testes de 7 dias gratuitamente.

6. Hello Bar

Com o Hello Bar, você pode colocar uma barra no topo de qualquer página. Nessa barra, você pode anunciar uma oferta, uma promoção, um brinde etc. A intenção é capturar a atenção dos visitantes logo nos primeiros momentos e criar uma oportunidade para coletar seus e-mails antes que eles deixem o site. Assim, você aumenta a conversão em leads.

O Hello Bar oferece planos mensais e anuais, em três diferentes opções, sendo que uma delas é gratuita. O plano gratuito é indicado para sites com até 5.000 visualizações por mês e conta com menos recursos.

7. Plataforma da Rock Content

A plataforma da Rock Content também ganha um espaço nessa lista das melhores ferramentas de marketing digital, já que oferece algo único em termos gerenciamento de produção de conteúdo, atreladas à uma estratégia de marketing.

Trabalhando com a Rock, você tem um planejamento de marketing de conteúdo desenvolvido especialmente para sua empresa e especialistas envolvidos atendê-lo e garantir sua satisfação. A Rock oferece o produto certo para sua necessidade, incluindo produção de conteúdos para blog, e-books, materiais ricos, conteúdos avançados e serviços de consultoria. Os conteúdos podem ser desenvolvidos por uma equipe de redatores e revisores freelancers ou pela equipe interna, o que for mais adequado para sua demanda

Para escolher os produtos mais adequados aos objetivos do seu negócio, é só falar gratuitamente com um consultor da Rock Content.

Chegamos ao final da nossa lista. Lembre-se de que mesmo as melhores ferramentas de marketing digital só podem levá-lo até um certo ponto. É preciso contar com o tripé completo para o marketing de sucesso: estratégia, práticas e ferramentas. E o ponto de partida é sempre o planejamento!

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