O meio de funil é um dos períodos mais importantes da jornada de compra do cliente. É nele que o usuário começa a analisar as possibilidades de produtos e serviços para sanar suas necessidades, caminhando desse momento diretamente para a decisão de compra.

A jornada de compra, que define o processo de aquisição de produtos do consumidor, é composta por três estágios bem distintos: topo, meio de funil e fundo. Cada um desses estágios prepara o consumidor para a etapa seguinte, levando-o do total desconhecimento até a decisão de compra consciente e bem informada.

Sendo assim, para as empresas que querem melhorar seus resultados e aumentar a cartela de clientes, conhecer a jornada e as etapas dos seus consumidores é fundamental na otimização das estratégias.

Quer aprender mais sobre a importância do meio de funil para a sua comunicação de marketing? Continue a leitura!

Intensifica a relação com o leitor

Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de ter um relacionamento próximo com o seu público. O meio de funil é um dos momentos mais relevantes dessa relação, pois é ele que vai ajudar na construção de um diálogo mais próximo e efetivo.

Nesse momento, ofereça conteúdos relevantes e se relacione com essas pessoas por meio de e-mails, materiais ricos e outros benefícios capazes de aumentar o share of mind do seu negócio.

Aumenta as chances de fechar negócio

O usuário, certamente, possui diversas opções de produtos e serviços disponíveis para aquisição. Hoje, com o aumento da concorrência, as empresas precisam se diferenciar de outras maneiras, pois a qualidade do produto ou serviço deixou de ser um algo relevante e passou a ser uma necessidade.

Desse modo, o meio de funil é o período ideal para você fortalecer a sua marca e levar o usuário ao momento da decisão de compra muito mais consciente.

Fornece mais informações relevantes

A produção de conteúdo é interessante em todas as etapas do funil. No meio, no entanto, ela se torna necessária por significar um período decisivo de educação do mercado, no qual você pode apresentar as soluções que comercializa de forma simples, prática e sutil.

Como essa é a fase em que o relacionamento com o consumidor precisa ser muito mais intenso, segmente bem a sua base com interesses e entregue as informações certas, para as pessoas certas, no momento certo!

Aumenta seu conhecimento de mercado

Com a melhora do relacionamento junto aos seus possíveis consumidores, o meio do funil também é perfeito para a coleta de informações relevantes sobre o seu mercado: quais são as dúvidas mais comuns do seu público? Quais são os produtos e serviços de maior procura? Quais funcionalidades essas pessoas estão buscando?

Aproveite esse momento para ser estratégico e identificar oportunidades de melhoria desde o processo de comunicação até a entrega de valor.

O meio de funil é um dos momentos mais interessantes da jornada de compra para aquelas empresas que sabem ser estratégicas. Esse é, sem dúvidas, o período para melhorar o relacionamento com o seu público, oferecer informações relevantes e absorver o máximo de dados que ajudam a identificar as maiores necessidades, dificuldades e particularidades do seu público-alvo.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre a jornada de compra do cliente? Siga-nos nas redes sociais e receba nossos novos materiais diretamente na sua timeline! Estamos no Facebook e no Twitter.