Sabia que existem muitos cursos de marketing digital disponíveis na internet? Estudar não é um diferencial apenas para aqueles que pretendem atuar na área. Quem já concluiu a faculdade precisa atualizar os conhecimentos para fazer a coisa acontecer.

Afinal, a cada dia novas tecnologias são desenvolvidas para fortalecer a marca, engajar seguidores e convertê-los em clientes fiéis. Ao mesmo tempo, o comportamento do consumidor muda, a estratégia se adapta e as informações se renovam. É um ciclo que nunca acaba.

Por isso, listamos alguns cursos com opções gratuitas e pagas para você escolher os melhores, de acordo com os seus objetivos. Acompanhe.

1. Viva Decora PRO Academy

O processo de venda requer uma estratégia antes, durante e depois. Cada etapa exige um método diferente. O desafio de todo empreendedor é aplicar as técnicas certas, conforme a jornada de compra do consumidor.

Pensando nisso, a Viva Decora criou o Ciclo do Encantamento, um curso que reúne 15 módulos com materiais complementares de marketing digital, como: e-books, infográficos, planilhas e outros.

As aulas são gratuitas, podem ser concluídas em 4 horas e têm grupo de estudo online. O estudante faz uma prova para receber o certificado. É ideal para arquitetos, designers e outros profissionais.

2. Endeavor

Quer entender quais são os diferenciais do marketing digital, saber como o inbound marketing ajuda a melhorar os resultados e conhecer o conceito de “vendarketing”? O curso da Endeavor ensina tudo isso e é ministrado por Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content.

Aqui, você vai aprender também como definir e mensurar métricas para montar um departamento de marketing verdadeiramente eficiente. A duração das aulas é de 2 horas, o treinamento é gratuito, mas não oferece certificado.

3. Universidade Rock Content

As opções gratuitas da Universidade Rock Content incluem módulos introdutórios, intermediários e avançados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound e outbound marketing.

Com uma mensalidade no valor de R$ 199,90, você tem acesso a todos os cursos, inclusive os que são lançados depois. Existe um plano especial para grupos de três pessoas ou mais com os mesmos benefícios do plano premium individual. Emite certificado.

4. Hubspot

O curso de inbound marketing da Hubspot é composto por 12 videoaulas em inglês com legendas em português. Tem cerca de 5 horas de duração. Alguns tópicos estudados são: otimização do site para mecanismos de busca, calls to action, anatomia da landing page, e-mail marketing e outros.

Ao final, o aluno aprende a importância de ganhar vantagem competitiva por meio do encantamento do cliente e estuda as sete diretrizes que ajudam a estabelecer a confiança do público.

Algumas empresas exigem o certificado desse curso como pré-requisito em processos de seleção.

5. Facebook

Muita gente não sabe que o Facebook oferece mais de 70 cursos gratuitos. Os temas são bem variados, como: gerar reconhecimento, dominar o Instagram, distribuir e monetizar conteúdo etc.

Você seleciona as opções de acordo com os objetivos profissionais. O acesso acontece por meio do login de identificação na rede social. O conteúdo é gratuito, mas para obter diploma é preciso agendar um teste e pagar uma quantia em dólar. A Certificação Blueprint é um sistema que avalia conhecimentos sobre os produtos e serviços de publicidade do Facebook.

6. WL

Ideal para quem está começando no marketing digital, esse curso ensina a criar um blog no WordPress, gerenciar os conteúdos, configurar as plataformas, trabalhar com e-mail marketing, entre outros tópicos.

O treinamento tem 15 horas de duração. São mais de 60 videoaulas em HD, suporte direto com o tutor e acesso ilimitado.

7. Resultados Digitais

Introdução ao Customer Success, inbound marketing para analistas e inside sales para vendedores são algumas alternativas dos cursos ofertados pela RD University . Os preços variam a partir de R$ 49,00. A empresa emite certificado e as aulas têm 8h de duração, em média.

Além destes, ela disponibiliza dois tipos de treinamentos gratuitos, Introdução ao Inbound Marketing e Introdução ao Inside Sales, a dobradinha perfeita para quem quer aprender como nasce uma estratégia.

8. Goobec

A plataforma Goobec também oferece opções gratuitas e pagas. Uma dica para quem está começando são as videoaulas do marketing digital básico, Adwords e Analytics. Tem possibilidades para aprendizado prático, teórico, presencial e online.

O site é simples e bastante intuitivo. Além disso, disponibiliza diversas condições de pagamentos, palestras gratuitas e informações atuais sobre o mercado digital.

9. Quick Sprout

O especialista em marketing Neil Patel desenvolveu um curso avançado de marketing de conteúdo para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos. Demora certa de 5h para concluir.

Nele, você vai aprender a construir tráfego por meio de fóruns, medir o ROI, escalar a postagem do usuário, otimizar códigos e muito mais. Mergulhe de cabeça nos estudos só depois que conhecer os conceitos básicos.

10. Coversion

Se você já ouviu falar em SEO (otimização de sites para sistemas de buscas), mas não sabe muito bem como isso funciona na prática, o curso Open SEO pode ser útil. Ele apresenta uma introdução ao tema, pesquisas por palavras-chave, ferramentas e dicas de gerenciamento.

É gratuito e totalmente online, com interação de turmas e professores por meio do fórum. As aulas são semanais e incluem desde os conceitos básicos às técnicas mais avançadas de SEO. Tem duração de 3h.

11. E-goi

Como turbinar o poder do e-mail marketing da empresa? O curso da E-goi é gratuito e ensina a criar uma lista de contatos de forma espontânea, campanhas com mensagens eficientes, usar SMS para complementar a estratégia e montar um funil de vendas.

É destinado a qualquer profissional da área de marketing que deseja utilizar o potencial de ferramentas digitais para se relacionar melhor com o cliente, e cada aula tem o tempo estimado de 30 minutos.

Como você viu, é fácil encontrar cursos de marketing digital de boa qualidade na internet. Para melhorar os resultados, nada melhor que ter acesso às informações de fontes seguras. Dessa forma, é possível obter auxílio para capacitar e ensinar a sua equipe sobre novas estratégias e aumentar as vendas.

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