Vivemos em um mundo permanentemente conectado, e o profissional de marketing digital se tornou parte essencial de qualquer equipe de comunicação, publicidade e marketing que se preze.

Da mesma forma que cresce o mercado no qual esse profissional pode atuar, cresce o interesse das pessoas pela área. Gera-se, assim, uma série de oportunidades de carreira, mas também uma concorrência que se acirra a cada dia.

Por isso, é essencial saber como se destacar no mercado, tornando-se um profissional rico em conhecimentos, capaz de produzir conteúdo de qualidade e gerar leads e vendas, aproveitando ao máximo as facilidades que o universo online propicia. Neste artigo, vamos te mostrar como se tornar esse profissional desejado pelo mercado! Acompanhe.

O trabalho de um profissional de marketing digital

O trabalho de um profissional de marketing digital é muito mais dinâmico e exige muito mais conhecimentos do que um leigo possa imaginar. Suas tarefas diárias vão além de simplesmente escrever posts para blogs ou postar fotos em redes sociais de empresas.

É necessária uma série de conhecimentos e, mais do que isso, é imprescindível ser capaz de mesclar tais saberes, em busca do resultado perfeito.

Importante ressaltar que o marketing digital diz respeito a muitas plataformas, como o e-mail marketing, os blogs, as redes sociais, o SAC 2.0, e-commerces, produção de conteúdo etc. O que o profissional de marketing digital vai fazer é gerenciar esses meios, produzindo conteúdos de qualidade com o objetivo de gerar leads, realizar a gestão de relacionamento com o cliente, reforçar relevância da marca no meio digital e otimizar sua performance em sites de busca como o Google.

A diferença para o marketing tradicional

O marketing tradicional lida com as mídias clássicas às quais já estamos acostumados e, é claro, seguem relevantes, como a televisão, revistas e jornais, rádios e afins.

Isso impacta diretamente no processo de trabalho e produção de ambos os profissionais. Enquanto o marketing tradicional permite mais tempo de criação, as peças também são veiculadas durante mais tempo e há pouco contato direto entre os profissionais que criaram a campanha e o público-alvo, além de ser bem mais caro.

O marketing digital é inevitavelmente mais dinâmico, feito em ambientes nos quais é possível monitorar a reação do seu público e obter os primeiros resultados da ação na hora, permitindo rapidez, segmentação detalhada e grande alcance com investimento relativamente baixo.

O perfil desse profissional

É claro que um profissional de marketing digital deve ser, antes de tudo, uma pessoa conectada por natureza, habituada ao universo da Internet e à tecnologia e suas particularidades, mas não só isso.

Talvez a principal característica de um profissional do ramo de destaque seja a incansável vontade de aprender, entendendo e aceitando que essa é uma profissão cheia de novidades, que muda e exige novos conhecimentos com uma rapidez impressionante. Além disso, mais do que entender de comunicação (um conhecimento tão conectado às ciências humanas), ele deve se interessar por métricas, estratégias e números.

Por fim, entender que, antes de se tornar um especialista em alguma das áreas de atuação do marketing digital, precisará atuar em todas elas (ou quase todas) ao mesmo tempo. Afinal, equipes pequenas e empresas pouco especializadas no assunto ainda são muito comuns na área.

Antes de mais nada, o profissional de marketing digital é um ser inquieto, no melhor dos sentidos!

As habilidades exigidas

São muitas as habilidades necessárias para se destacar como um bom profissional de marketing digital. Dentre as principais, é possível ressaltar:

Aptidão e interesse em tecnologia e digital

Afinal de contas, o profissional vai trabalhar com esse universo. É válido reforçar que essa habilidade não diz respeito apenas a gostar de utilizar redes sociais. É preciso ter visão estratégica, além de aprender com tranquilidade as técnicas e macetes do meio e estudar como utilizar uma série de ferramentas e programas necessários.

Rapidez e dinamismo

A Internet é impiedosa quando se trata de tempo. Em cinco minutos, uma ação que parece bem pensada pode se voltar contra você. E aí, não sobram muitas horas para discutir e pensar: é o momento de agir. O marketing digital pede prontidão e segurança para tomar as próprias decisões.

Afinidade com números

Quem é de humanas se assusta, mas o marketing digital exige atenção aos números. Eles são a comprovação de que o seu trabalho está dando certo, o meio através do qual é possível acompanhar o resultado das campanhas. O lado bom é que já existem muitas ferramentas digitais capazes de ajudar o profissional a reunir esses dados, sem sofrimento.

Compreensão dos principais conceitos e técnicas

O marketing digital tem sua própria lista de conceitos, técnicas e estratégias, com nomes específicos e diferentes do marketing tradicional. SEO, marketing de conteúdo, funil de vendas, e-mail marketing, mídias pagas e web analytics são alguns dos quais o profissional de destaque deve dominar.

Criatividade

A Internet é o lugar onde as ideias viralizam, e uma marca pode turbinar consideravelmente seus resultados com um simples post no Facebook. Mas, para isso acontecer, uma dose cavalar de criatividade é necessária. Afinal, com tantos posts de empresas pipocando nos nossos feeds todos os dias, o discurso precisa ser inovador para capturar o olhar do público.

Organização

Nada de fazer as coisas de qualquer jeito. É imprescindível documentar tudo que é feito, ainda que o seu dia seja corrido e dinâmico. Ou melhor: exatamente por isso!

3 profissionais que se destacam na área

Selecionamos 3 dos muitos profissionais brasileiros que são referência na área:

  1. Fábio Ricotta: um dos mais famosos. Cofundador da Agência Mestre, ele é considerado um dos pioneiros em marketing digital no País, é especialista em SEO e ainda lançou a Mestre Academy, plataforma de ensino que abrange vários temas acerca do mercado.
  2. Vitor Peçanha: alguém cujo nome você já deve ter ouvido, ele é cofundador da Rock Content, simplesmente a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina. Vitor se consolidou na área com seus conteúdos extremamente abrangentes sobre marketing digital e uma produção intensa sobre o assunto. Se você pesquisa o tema, provavelmente vai se deparar com alguma das páginas de Vitor por aí.
  3. Martha Gabriel: autora do livro “Marketing na Era Digital”, um best-seller, Martha é uma palestrante premiada nos Estados Unidos por suas falas, figura na lista dos 100 professores mais experts em tecnologia do mundo e é reconhecida como uma das profissionais mais inovadoras na área. Ela alimenta seu blog com diversas análises sobre marketing digital.

Como podemos ver, mais do que uma realidade, o marketing digital tornou-se uma necessidade nos tempos contemporâneos, além de uma bela oportunidade de alavancar carreiras. Mas, para isso, dedicação e curiosidade são essenciais se você deseja ser um bom profissional de marketing.

Depois de tantas e tão detalhadas dicas sobre o assunto, e agora que você se sente mais preparado e engajado na construção da sua carreira, que tal compartilhar este conteúdo com amigos e colegas de trabalho? Eles também podem tirar valiosos aprendizados deste artigo!