Muitas empresas buscam por profissionais diferenciados e capacitados no mercado, mas poucas encontram aqueles que realmente são capazes de trabalhar todas as habilidades necessárias. Quando pensamos no gerente de marketing digital, não é diferente.

Afinal, como saber quais são as características mais importantes que esse profissional precisa desenvolver? Como identificar necessidades e trabalhar de forma estratégica, gerenciando uma equipe? Como lidar com as pessoas? Diversas características precisam ser desenvolvidas para o sucesso no cargo. O bom é que, com as dicas certas, fica muito mais fácil se preparar para assumir melhor essa responsabilidade.

É justamente o que você vai conferir neste artigo. Se você deseja se tornar um bom gerente de marketing digital, é preciso saber que:

Ser analítico é fundamental

Um bom gerente precisa, necessariamente, ser analítico. Seja na análise de números mês a mês com resultados (como ROI — Retorno sobre investimento), ou na análise dos colaboradores, saber identificar pequenos sinais ajudará a otimizar o processo de gestão de pessoas, projetos e, claro, alcance dos resultados esperados.

A inovação precisa ser intrínseca em um bom gerente de marketing digital

Ter um espírito inovador é parte fundamental das características de um bom gerente de marketing digital.

É preciso ter o espírito curioso e diferenciado, bem como encontrar na tecnologia e na inovação formas de trabalhar os seus projetos da melhor maneira possível. Se você quer se destacar como gestor de marketing digital, esteja sempre atento às novidades e tendências do mercado nacional e internacional. Assim, é possível identificar as melhores oportunidades para a sua empresa.

O foco deve ser sempre nos resultados e na otimização dos investimentos, trazendo números cada vez mais interessantes.

Prazos são importantes – fique atento!

O foco nos resultados é fundamental, e por isso é necessário ficar de olho nos prazos que a sua equipe de marketing precisa cumprir para que as tarefas sejam bem executadas.

Trabalhe com prazos factíveis para a equipe, sem prejudicar a produtividade e a qualidade do serviço que está sendo realizado.

Dependendo da sua área de atuação, é interessante ter um período de respiro entre os prazos dados aos colaboradores e o prazo real de entrega, evitando assim atrasos e retrabalhos que aparecerem pelo caminho.

Gestão de pessoas é a chave!

Conhecer as boas práticas de gestão de pessoas fará toda a diferença no seu cargo de gerente de marketing.

Os cursos com foco nessa área ajudam a lidar com a equipe, com suas dificuldades e entender o comportamento dos colaboradores. Aprender a identificar as dificuldades dos profissionais, dar feedbacks e auxiliar no seu dia a dia são tarefas muito importantes do gerente, e que exigem conhecimento e formação específicos.

Domine a gestão de tempo e gestão de tarefas!

Quando pensamos nas qualificações de um gerente de marketing digital, com certeza uma boa gestão de tempo e de tarefas é necessário. Se somada à gestão de pessoas, o pacote fica completo!

É preciso entender os processos psicológicos da produtividade para trabalhar de forma eficaz com cada um dos colaboradores, em conjunto e individualmente. Pense na definição de metas e no suporte oferecido com o objetivo de cumprir as tarefas.

Conhecer estratégias de gestão de tarefas que otimizam a produtividade também é importante: com o trabalho bem distribuído e organizado, é possível melhorar os resultados da sua equipe.

Dando bons feedbacks você conseguirá manter uma equipe motivada

Os feedbacks, como comentamos, estão entre as atividades primordiais realizadas por um gestor de marketing para melhorar a produtividade e os resultados da sua empresa. Isso acontece porque somente por meio de uma análise minuciosa é possível identificar os pontos de melhora para os próximos meses.

Saber dar feedbacks é fundamental para garantir que a sua equipe saiba receber críticas construtivas, elogios e, junto a esse retorno, se manter motivada a alcançar as metas e fazer o seu melhor diariamente.

Essa tarefa parece simples, mas costuma ser uma das maiores dificuldades dos gestores: nem todos consideram a importância do feedback ou sabem como passar esse retorno de forma construtiva e leve para seus colaboradores. Isso impacta diretamente na produtividade e nos resultados da equipe.

Fazer uma boa gestão de pessoas e dar feedbacks construtivos são capazes de transformar os números do seu negócio e contribuem de forma efetiva para tornar você um ótimo gestor de marketing digital.

Não se esqueça de trabalhar com metas reais

Um erro muito comum entre gerentes de marketing é não trabalhar com metas reais. Isso significa que os colaboradores são orientados a alcançar metas de resultados muito acima do possível, com base nos resultados desejados para a empresa.

A fim de definir metas interessantes para o seu negócio, e que ainda assim desafiem sua equipe, é preciso ter acesso aos números do ano todo e dos anos anteriores, referente ao mesmo período de atuação. Dessa forma, é possível entender a sazonalidade do seu negócio e descobrir quais metas fazem mais sentido para cada mês, trimestre, semestre e ano.

Conheça as dificuldades dos seus funcionários

Ainda pensando na gestão de pessoas, gestão de tarefas, feedbacks e metas reais, entender as dificuldades dos seus funcionários é um diferencial dos bons gestores de marketing digital.

Um gestor diferenciado é capaz de criar um relacionamento leve com os colaboradores, no qual eles se sintam à vontade para falar sobre as dificuldades que enfrentam e seus maiores desafios.

Combinado a isso, está a capacidade desses gestores de identificarem no dia a dia cada um desses elementos, mesmo se o colaborador não levantar esses dados. As análises de resultados, de performance e da rotina de trabalho vão ajudar a levantar essas informações.

No final do mês, faça uma boa análise dos resultados

Um bom gerente de marketing digital, ao contrário dos profissionais medianos, não se esquecerá de fazer uma análise criteriosa de resultados ao fim do mês.

Nessa análise, é preciso avaliar o desempenho da equipe, bem como desempenho de cada ação de marketing realizada até então e quais foram os pontos positivos e negativos de cada uma. A partir daí, é possível reavaliar os investimentos para torná-los muito mais otimizados nos próximos meses.

Um bom gestor de marketing digital é capaz de, não só entender sobre as estratégias de marketing propriamente ditas, como também gerenciar pessoas, tarefas e metas de cada um dos colaboradores.

Esse profissional multifacetado é, sem dúvidas, um dos pilares para estratégias de sucesso, uma vez que é tarefa fundamental motivar os colaboradores e trabalhar na melhora individual e conjunta de cada um.

Está pensando em se tornar um gerente de marketing digital? Conte nos comentários quais são seus maiores desafios e dificuldades que tem enfrentado!