A criação de conteúdo se tornou uma tendência para as empresas. Hoje, muitos empresários e gestores de marketing perceberam que, com a produção de conteúdo para web, é possível alcançar cada vez mais pessoas, otimizar seus resultados e transformar sua organização em uma grande referência no mercado.

Pensando nisso, decidimos criar um material com informações que o ajudarão na criação de conteúdos relevantes e que farão a diferença para a sua empresa. Com estratégia, um bom planejamento e conhecimento de mercado, é possível criar conteúdos otimizados e capazes de trazer resultados incríveis.

Caneta e papel na mão, anote nossas dicas para mudar a realidade do seu negócio! Vamos lá!

Surgimento da produção de conteúdo para web

A produção de conteúdo para sites e blogs começou a se popularizar quando os hábitos de consumo mudaram. Hoje, graças à internet, os usuários têm o hábito de fazer pesquisas antes de tomarem a decisão de compra.

Pensando nisso, as empresas precisaram se atualizar e estar presentes nos canais em que os usuários fazem suas pesquisas, aumentando as chances de convertê-los em clientes. Além de melhorar o contato da organização com os consumidores, essa estratégia traz diversos benefícios para as empresas, garantindo a adesão de times de marketing à produção de conteúdo.

Importância da produção de conteúdo em um negócio

A produção de conteúdo para web traz benefícios marcantes para as empresas. O investimento tem grande aceitação porque, além de transformar a organização em uma referência de mercado, ajuda a manter uma rentabilidade interessante, tornando o negócio sustentável.

Dentre os diversos benefícios da produção de conteúdo, temos:

  • melhora do relacionamento com o cliente;
  • educação do mercado;
  • aumento das conversões orgânicas;
  • otimização de investimentos;
  • investimentos evergreen;
  • aumento do reconhecimento de marca;
  • aumento do alcance da empresa;
  • representação de uma estratégia barata, se comparada a outras ações;
  • promoção de resultados duradouros.

Etapas da produção de conteúdo

O marketing de conteúdo está crescendo cada vez mais e promete trazer diversos benefícios para a sua empresa. No entanto, para conseguir aproveitar todas as vantagens dessa estratégia, é preciso tomar cuidado com as etapas de produção de conteúdo, garantindo que todo o material seja criado da melhor forma possível e possa atingir seus objetivos de marketing.

Por isso, fique de olho nas etapas primordiais de produção que explicaremos a seguir.

Definição de persona

O primeiro passo para a produção de conteúdo para web é definir suas personas. As personas são personagens semi-fictícios que representarão seu público-alvo.

Para defini-las, você precisa entender algumas informações básicas sobre esses grupos, como:

  • quem são essas pessoas;
  • qual linguagem elas utilizam;
  • em quais canais buscam por informações;
  • que tipo de informações elas buscam;
  • qual o formato de conteúdo que elas procuram;
  • quais são seus maiores desafios;
  • quais são seus objetivos;
  • quais são suas necessidades;
  • quais são suas referências;
  • como se comportam no processo de compra;
  • como podem ser ajudadas pela sua empresa na resolução de problemas.

Com personas definidas, a geração de conteúdo se torna mais específica e muito mais precisa, facilitando a entrega da informação correta, para a pessoa correta, no momento correto.

Definição das palavras-chave

O SEO é um dos pilares mais interessantes do marketing de conteúdo. Para produzir materiais que serão encontrados pelo seu público, terão um bom ranqueamento e que responderão às dúvidas dos seus consumidores, é preciso fazer uma boa definição de palavras-chave.

Para definir as palavras-chave, você precisa conhecer a sua persona, descobrir quais são os termos de busca mais utilizados pelo seu público e fazer uma pesquisa de imersão para conferir como está o volume de busca desses termos.

Com base nessas informações, é possível escolher quais serão as palavras-chave utilizadas nos seus materiais e criar conteúdos de forma estratégica.

Com essa estratégia de SEO, é viável que os seus conteúdos tenham um bom ranqueamento nos mecanismos de busca e aumentem o engajamento, a quantidade de acessos orgânicos e, junto a isso, o número de potenciais clientes para o seu negócio.

Estratégia de produção

Com as personas e as palavras-chave já definidas, é hora de identificar qual será a sua estratégia de produção de conteúdo para web. Você pode considerar diversos fatores nesse momento, mas o mais indicado é a jornada de compra da sua empresa.

Dentro da jornada, existem quatro momentos fundamentais que merecem ser explorados:

  • descoberta: o momento de descoberta, conhecido como topo de funil, é quando os leitores estão descobrindo um problema ou necessidade que, até então, não conheciam. Aqui, você precisa trabalhar esses conteúdos mais abrangentes, e é o momento ideal para a sua empresa se tornar conhecida por potenciais clientes;
  • consideração: a fase de consideração é o ponto-chave para a sua empresa. Nesse momento, você precisa apresentar as suas soluções de forma sutil, mas com muito cuidado aos detalhes, apresentando os benefícios de produtos e serviços que são comercializados pela sua empresa e que podem, por sua vez, melhorar a rotina dos seus clientes;
  • decisão: o momento de decisão é o divisor de águas. Aqui, você precisa trabalhar os diferenciais da sua empresa e determinados materiais, como cases de sucesso, para conquistar a confiança do seu cliente, a ponto de ser a opção na hora da decisão de compra;
  • pós-venda: o pós-venda é um momento crucial para a manutenção dos seus clientes. Por isso, ao criar a sua estratégia de produção de conteúdo, não se esqueça de considerar alguns materiais para direcionar aos atuais clientes da sua empresa, tornando-os mais próximos da sua organização e transformando a sua relação com essas pessoas.

Calendário de postagens

O calendário de postagens também é importante. Com ele, você organizará a rotina de publicações, encontrará os melhores momentos do mês para subir seus conteúdos e manterá a rotina de postagens para garantir que seu site tenha conteúdos atualizados.

Nesse calendário, caso você já invista em conteúdos, é interessante considerar também uma rotina de otimização de materiais já produzidos, de modo que você poderá avaliar o conteúdo escrito, sua estratégia, palavras-chave, em qual momento da jornada de compra se encontra e se ele está otimizado para SEO.

Essa rotina de atualização do conteúdo também ajudará a conquistar ainda mais visitas orgânicas devido ao bom posicionamento causado pelas estratégias de otimização.

Divulgação

E, claro, com conteúdos bem produzidos e um calendário atualizado, é hora de considerar também a divulgação desse material nos canais adequados.

Ao realizar o estudo de personas, lembre-se de pesquisar sobre os canais mais adequados e verificar onde exatamente essas pessoas buscam por informações, garantindo, assim, uma comunicação mais acertada.

A produção de conteúdo para web é uma estratégia que traz diversos benefícios para as empresas que a praticam corretamente. Se está pensando em investir em marketing de conteúdo, não se esqueça de explorar estrategicamente todas as etapas de produção, garantindo um bom rendimento das suas ações.

Gostou do conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!