Produzir conteúdo de qualidade é um dos maiores desafios para as empresas que estão trabalhando estratégias de marketing de conteúdo. Afinal, com tantas empresas criando materiais online, como se diferenciar para o público-alvo?

Pensando nisso, criamos um conteúdo com dicas para começar hoje mesmo a otimizar seus materiais e deixá-los cada vez mais adaptados e interessantes para o seu público, aproveitando todo o seu potencial.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é um conteúdo de qualidade, afinal?

O conteúdo de qualidade é um material bem direcionado para o seu público, capaz de atrair mais visitantes orgânicos, responder a dúvidas dos seus potenciais clientes, melhorar o entendimento dessas pessoas sobre um determinado assunto e, por consequência, transformar sua empresa em uma verdadeira referência de mercado.

Esse conteúdo precisa:

  • considerar a sua persona;
  • considerar a jornada de compra;
  • considerar palavras-chave estratégicas;
  • considerar dúvidas e temas do interesse do seu público;
  • ser otimizado para SEO;
  • ser escaneável etc.

Tendo isso em mente, é possível trabalhar com materiais diferenciados que vão melhorar o processo de comunicação com os seus clientes e prospects.

Pilares de um conteúdo de qualidade

Produzir um conteúdo de qualidade exige o conhecimento dos três pilares básicos, que vão dar a estrutura para toda a sua estratégia de comunicação. Quando sua empresa domina esses pilares, os materiais ficam mais estruturados e muito mais interessantes para o seu público.

1. Estratégia

Ter uma boa estratégia vai te ajudar a produzir os conteúdos. Afinal, esses materiais devem ter um propósito e precisam ser pensados em todo o processo de jornada de compra do seu cliente, garantindo que a informação correta seja entregue no momento correto, para a pessoa ideal.

2. Conhecimento da persona

Conhecer a persona também vai ajudar a direcionar melhor o seu conteúdo para blog. Aqui, é necessário traçar os perfis de clientes potenciais da sua empresa e identificar quais são suas maiores necessidades, desafios e como você pode atender a essas demandas.

Nesse sentido, faça uma pesquisa de mercado para descobrir quem são essas pessoas, onde elas consomem conteúdo e como funciona sua jornada de compra. Entender esse público vai orientar as pautas criadas, os materiais escolhidos, formatos, redes sociais e muito mais.

Afinal, um conteúdo de qualidade nada mais é que um material feito especialmente para atender os seus clientes e prospects.

3. Boa comunicação

A boa comunicação caminha com uma boa estratégia e uma boa persona. Nesse ponto, você precisa identificar qual é a linguagem utilizada pelo seu público e em quais canais ele está. Ao entender esses quesitos, a boa comunicação é consequência: você sabe com quem está falando, sabe onde tem que falar e com qual abordagem conversar com essas pessoas.

5 elementos para criar um conteúdo de qualidade

Agora que você já sabe quais são os três pilares e conhece as suas personas, é hora de descobrir quais são os cinco elementos básicos para criar um conteúdo de qualidade, capaz de converter mais pessoas e transformar sua empresa em uma referência de mercado.

1. Produza conteúdo útil

O conteúdo útil é um conteúdo que responda às dúvidas da sua persona nos diferentes momentos da jornada de compra.

Quando você identifica quem é o seu público-alvo, quais são seus interesses e suas maiores dificuldades, você consegue entender como funciona a jornada de compra e, com essas informações em mãos, quais conteúdos são relevantes para cada um desses momentos da jornada.

A jornada é dividida em três ocasiões:

  • descoberta: quando o prospect está descobrindo uma necessidade;
  • consideração: quando o prospect está buscando opções de soluções para a necessidade recém-descoberta;
  • decisão: quando o prospect está no momento de decisão de compra.

Certifique-se de que sua empresa está produzindo conteúdo para todas essas etapas.

2. Mescle qualidade com quantidade

A quantidade de conteúdos é importante? Sim! Mas a qualidade dos materiais é muito mais relevante. Por isso, não se prenda apenas em criar um grande fluxo de materiais para o seu blog. Nesse momento, é preciso encontrar um equilíbrio entre quantidade e conteúdos de qualidade para o seu público, realmente pensados na persona e nas palavras-chave estratégicas.

3. Pesquise as palavras-chave

As palavras-chave são um dos pontos mais importantes para criar um conteúdo de qualidade e que seja encontrável pelo seu público.

Ao realizar o estudo de personas, identifique também quais são os termos de busca mais comuns utilizados por essas pessoas, como elas pesquisam na internet e, depois de fazer uma boa pesquisa, escolha os termos mais interessantes para o seu negócio.

Trabalhe esses termos para aumentar as suas chances de ranquear nos mecanismos de busca e atingir cada vez mais pessoas com seus materiais.

4. Trabalhe bem as técnicas de SEO

As técnicas de SEO são uma combinação de palavras-chave, escaneabilidade e experiência do usuário. Nesse contexto, você precisa se certificar de que as suas páginas estão otimizadas para os leitores, com códigos que carregam rapidamente, sem páginas quebradas e sem erros que prejudiquem a experiência dessas pessoas dentro do seu site.

Os mecanismos de busca também consideram esses detalhes na hora de escolher quais são as melhores páginas para apresentar nos resultados de pesquisa.

5. Não esqueça da escaneabilidade!

A escaneabilidade é fundamental para garantir uma boa experiência do usuário dentro do seu conteúdo, além de uma leitura mais simples e prática para os mecanismos de busca. Por isso, ao produzir um conteúdo, não se esqueça de separar por intertítulos, checar o tamanho dos parágrafos e diagramar o conteúdo para facilitar a leitura e o tornar visualmente interessante.

Lembre-se sempre de que a escaneabilidade do material visa melhorar a experiência do usuário que, coincidentemente, é a prioridade do Google. Quanto mais otimizado seu conteúdo estiver para o usuário, melhor!

Produzir conteúdo de qualidade é uma forma de educar o mercado, aumentar as oportunidades da sua empresa e tornar seu negócio uma referência no segmento.

Sendo assim, para se destacar e conquistar a confiança dos clientes, é preciso se atentar a todos os detalhes descritos neste artigo, que vão ajudar a produzir conteúdos cada vez mais segmentados, direcionados e diferenciados para seus clientes e prospects.

Gostou do conteúdo e acredita que este material pode ajudar outras pessoas a transformarem suas empresas? Compartilhe nas redes sociais!