O investimento em marketing digital não é mais uma opção. Hoje, para que as empresas tenham uma chance no mercado, é preciso caminhar junto às necessidades do consumidor e modernizar a forma de se comunicar.

Sendo assim, entender o que é e como fazer e-mail marketing se torna uma necessidade: como utilizar uma plataforma com tanto potencial para se aproximar dos seus clientes e aumentar a rentabilidade do seu negócio?

Responderemos a esse questionamento no artigo de hoje. Continue a leitura.

1. Segmentar o público

A segmentação do público é uma das maiores vantagens do marketing digital. Quando você começa a trabalhar uma estrutura de e-mail marketing, é possível definir os disparos com base nos assuntos de maior interesse do seu público, comportamento do consumidor e, inclusive, personalizar detalhes como nome, datas, produtos, chamas e muito mais.

2. Usar uma boa ferramenta de automação

As ferramentas de automação são uma excelente maneira de tornar o seu trabalho de marketing mais simples, rápido e prático.

Com elas, é possível estruturar a sua ação e deixar os próximos passos todos programados, com base nas segmentações que você criou, horários de disparo, comportamento do usuário e muito mais.

Dessa forma, a sua equipe de marketing terá menos tarefas braçais e muito mais tempo para ser estratégica e analisar os dados alcançados com essas atividades.

O planejamento, por sua vez, precisa ser feito com tranquilidade e atenção, garantindo que todos os detalhes sejam considerados e bem executados.

3. Ser pessoal

Um outro detalhe que precisa ser considerado na hora de descobrir como fazer e-mail marketing de sucesso é a linguagem.

Como o disparo de e-mails acontece graças a uma concessão dada pelo usuário, é possível que um linguajar mais pessoal e próximo do seu leitor seja o ideal para aproximar sua empresa do consumidor, criar um laço de confiança e aumentar a fidelização.

4. Não comprar listas de e-mail

Comprar listas de e-mails é um erro muito comum em empresas dos mais diversos portes. Mesmo que pareça interessante ter uma grande quantidade de e-mails para abordar, é preciso entender que o envio de e-mails para pessoas que não lhe deram consentimento pode ser considerado spam, prejudicando os próximos disparos e a autoridade do seu negócio.

O ideal é construir uma lista de e-mails valiosa, de forma orgânica e cada vez mais segmentada, garantindo o engajamento e as conversões com as ações de marketing.

5. Escolher o título com cuidado

Tanto o título quanto o conteúdo do seu e-mail precisam ser escolhidos com muita atenção. O título, em especial, é a peça-chave para aumentar a taxa de abertura dos envios. Nesse contexto, é fundamental ter um título chamativo, intrigante e que estimule o clique.

Para encontrar a melhor combinação de estrutura de título para seu público, é interessante realizar alguns testes A/B. Explicaremos um pouco mais sobre os eles logo abaixo.

6. Fazer testes A/B

Os testes A/B também podem ser feitos em e-mails marketing. É interessante testar um elemento por vez para identificar quais são os que convertem mais e melhorar as taxas da sua empresa.

Entre as opções a serem testadas, temos:

  • título do e-mail;
  • primeiras frases do conteúdo;
  • botão de CTA;
  • estrutura do e-mail;
  • segmentações.

Lembre-se sempre de mensurar os resultados para identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.

7. Monitorar a frequência de disparos

Ter o endereço de e-mail dos seus clientes e prospects é algo muito interessante. Afinal, o que pode ser mais pessoal do que enviar uma mensagem diretamente para alguém, através de um acesso fornecido pela mesma pessoa?

No entanto, muitas empresas acabam pecando nesse momento: é comum vermos negócios perderem possibilidades de compra devido à quantidade excessiva de e-mails.

Trabalhe informações interessantes com os seus clientes, entregue conteúdos que são fundamentais e tenha certeza de que a frequência de disparos não está incomodando o público.

8. Ficar de olho nas métricas

Existem várias métricas de marketing digital que são fundamentais para descobrir se suas ações estão sendo ou não eficazes. Esses números ajudarão a aumentar a relevância do que está sendo entregue aos clientes, aumentando a fidelização dessas pessoas e as taxas de conversão.

Taxa de abertura

A taxa de abertura é uma das métricas mais importantes para quem está investindo em e-mail marketing. Nela, é possível entender se o assunto do e-mail, citado anteriormente, foi atrativo para o seu cliente e quantas pessoas abriram esse disparo.

Acompanhar esses números irá ajudar a identificar os assuntos mais pertinentes para a sua base e como abordá-los da melhor maneira possível.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é uma métrica muito importante, principalmente para aqueles e-mails com produtos, materiais e links oferecidos no corpo de texto.

Essa métrica ajudará a entender a porcentagem de pessoas que se interessaram pelo que estava sendo oferecido naquele e-mail, mensurar se essas informações estão sendo valiosas para o seu público ou se seria melhor trocar as ofertas que estão sendo enviadas.

Taxa de spam e descadastros

É preciso acompanhar as taxas de spam e descadastros para entender se a sua base de e-mails realmente está interessada nos conteúdos que está recebendo ou não.

Um dos problemas que já citamos, sobre a compra de lista de e-mails, é justamente o envio de spam. Quando os usuários começam a marcar sua empresa como spammer, seu e-mail pode ser penalizado e prejudicar futuros disparos.

Por isso, é preciso entender quais são essas taxas, de onde estão vindo, se são pessoas desinteressadas ou contatos preenchidos de forma errônea e muito mais, podendo otimizar suas estratégias e melhorar seus resultados.

Agora que você sabe como fazer e-mail marketing, é possível aproveitar todos os benefícios dessa estratégia dentro do seu negócio.

O relacionamento com os clientes e prospects é um passo fundamental para garantir o aumento das vendas, a fidelização dos consumidores e a prosperidade do seu negócio. Tendo isso em mente, é possível estruturar uma boa estratégia de comunicação e estreitar ainda mais os laços e transformar sua empresa em um verdadeiro sucesso.

Ficou com alguma dúvida a respeito desse tema? Compartilhe conosco nos comentários!