Escolher boas imagens para blog pode ser tão desafiador quanto produzir textos de qualidade: não dá para ignorar a tarefa. Afinal, a comunicação visual é muito importante, pois captura a atenção, promove destaque nas redes sociais e aumenta o interesse pelo conteúdo.

Felizmente, algumas dicas são capazes de tornar tudo mais fácil. Entre tantos bancos de recursos e dezenas de estilos, é possível ilustrar o blog do jeito certo com a orientação adequada.

Na sequência, você vai descobrir o que considerar para escolher boas imagens e como deixar seu blog ainda melhor. Confira!

Respeitar os direitos autorais é coisa séria

Os direitos autorais ajudam a proteger a propriedade intelectual dos autores. Há diversas leis que visam impedir plágios, cópias e reproduções não autorizadas. Com as fotos, isso é especialmente importante.

Os fotógrafos vivem das cenas que capturam, então precisam ganhar dinheiro com a produção. Quando são usadas sem autorização, os responsáveis podem ser processados e até encarar multas.

Ao buscar imagens para blog, sempre prefira as com direitos livres. Elas permitem a reutilização comercial, e muitas nem exigem créditos. Há bancos de fotos com diversos temas e estilos, os quais atendem a várias propostas.

Se decidir usar uma alternativa protegida, é preciso pagar. Há bancos que oferecem planos por uma quantidade mensal ou, se for o caso, você até pode negociar com o fotógrafo. Apenas nunca use retratos sem a devida autorização.

Ilustrar o post ajuda a manter o interesse

As imagens para blog estão lá por motivos específicos. Além de capturarem o olhar, elas complementam as publicações. Então, é indispensável que os elementos visuais selecionados tenham relação com a postagem.

Pense em um post que fala de dinheiro. Uma foto com notas, moedas ou mesmo com planilhas e uma calculadora ajuda a “antecipar” o tema. No entanto, uma gravura de um lugar paradisíaco não tem nada a ver com a proposta. Para não confundir os visitantes, faça com que as peças selecionadas complementem e ilustrem os textos.

Usar o manual da marca alinha a comunicação

Nas redações tradicionais, o manual de marca é bastante comum. Ele define diversos aspectos, como a linguagem das publicações e os elementos usados. Quando existe uma proposta a ser seguida, as imagens também devem ter características específicas.

Esse manual estabelece questões como:

  • dimensão do recurso visual;
  • estilo ou elementos que têm que estar presentes;
  • cores predominantes;
  • itens que devem ser evitados e assim por diante.

Se for o caso, é fundamental conferir esse documento antes. A decisão será muito mais consistente com tudo o que já foi publicado.

Analisar a resolução evita a perda de qualidade

Não basta selecionar uma foto ou uma ilustração bonita se a qualidade não for a adequada. Imagens sem nitidez, distorcidas ou com pixels aparentes prejudicam a comunicação visual.

Para não errar, dê preferência para as opções com resolução maior, pois elas se adaptam aos tamanhos usados. Quanto melhor for esse número, maior é a qualidade apresentada — fique de olho.

A dica é sempre recorrer a um tamanho maior que o necessário. Com a redução, não ocorre a perda de qualidade e o resultado atinge às expectativas.

Ao selecionar imagens para blog corretamente, as postagens se tornam ainda mais interessantes. Use essas dicas para optar pelas melhores e aproveite os bons resultados.

Como você faz a escolha? Tem alguma outra dúvida sobre as opções adequadas? Diga nos comentários e participe!