Landing Page é a página de um site que tem como principal objetivo a conversão. Também conhecida como página de aterrissagem, nela todos os elementos são trabalhados estrategicamente para atrair a atenção do visitante, destacando a oferta central oferecida e capturando o lead.

Quando trabalhamos com marketing digital, o foco da maioria das ações é atrair o público certo e ir além, conseguindo converter os leads em clientes fiéis. Mas, para isso, existe um longo caminho a ser percorrido. A começar por entender como criar uma landing page eficiente e que realmente gere resultados.

Ainda não sabe do que estamos falando? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a criação e uso das landing pages, uma das melhores estratégias de conversão disponíveis no mercado. Confira!

O que é uma landing page?

Originalmente, o conceito de landing page estava relacionado com toda a página que um visitante acessava para entrar em um determinado site. Ou seja, sua página de aterrissagem.

Com o passar dos anos, o marketing digital se apropriou desse termo, que ganhou um novo significado. O uso constante dessa estratégia nas campanhas deu ainda mais destaque para a landing page, que agora se referia à página de um site criada com o objetivo de converter os usuários em leads.

Geralmente, as landing pages são desenvolvidas estrategicamente com uma quantidade menor de elementos visuais e links do que a homepage normal de um site. Tudo para o foco do visitante esteja exclusivamente na oferta ou CTA apresentado e, consequentemente, na conversão.

Por que ela é importante?

Quando falamos no uso das landing pages, o principal benefício que vem em mente é a geração de leads. E sim, essa é uma excelente estratégia para capturar informações sobre usuários que estejam de alguma forma interessados no que a sua marca tem a oferecer. Mas as vantagens não param por aí!

Quando usada corretamente, as páginas de aterrissagem pode facilitar — e muito! — o seu lead scoring. Ou seja, classificar os seus contatos de acordo com as ações realizadas no seu site e, assim, priorizar os leads com maior chances de conversão dentro da sua estratégia de marketing digital.

Além disso, com as perguntas certas no formulário de conversão, você consegue segmentar ainda mais os seus contatos. E, claro, todas essas vantagens vão diminuir consideravelmente o custo de aquisição de novos clientes, já que as landing pages oferecem uma opção mais barata de oportunidades de vendas.

Como criar uma landing page?

Mas, afinal: como criar uma landing page e começar a gerar resultados para o seu negócio? A seguir, listamos as 3 principais dicas que podem te ajudar nessa missão. Confira:

Dê atenção à informação da LP

Uma landing page bem feita precisa contar com todas as informações relevantes para o usuário em uma única página. Por isso, é preciso ficar atento à hierarquia das palavras, cuidando para que o conteúdo não fique maçante ou desinteressante.

Tenha uma headline criativa

Uma headline criativa e objetiva é o segredo de uma landing page de sucesso. É preciso responder a questões sobre a oferta e seus benefícios de uma forma inovadora, chamativa e que desperte a curiosidade e interesse dos usuários.

Invista em um call to action chamativo e engajador

Elemento principal de toda landing page, sua chamada para ação precisa ser atraente, forte e com um senso de urgência que termine de convencer o visitante a clicar no botão e finalmente converter à ação.

Muito bacana, não é mesmo? Agora que você já sabe como criar uma landing page, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos a também otimizarem os resultados dos seus negócios na web.