Para que a sua empresa tenha sucesso, ela precisa ser vista. Por isso, encontrar estratégias que vão além das suas limitações de alcance é fundamental. O co-marketing é uma excelente opção para aquelas empresas que querem não só aumentar a quantidade de clientes, como também desenvolver uma cartela de parceiros estratégicos para manter o negócio sempre em desenvolvimento.

Nesse modelo de negócio, duas empresas com um público-alvo semelhante trabalharão em uma estratégia de marketing compartilhado, aumentando as possibilidades para ambos os lados.

Quer entender mais sobre o que é co-marketing e como ele pode ajudar sua empresa? Continue a leitura!

O que é co-marketing?

O co-marketing é uma estratégia de marketing compartilhado, em que duas empresas que têm um público-alvo semelhante realizam ações em conjunto, otimizando o alcance e os resultados a serem conquistados durante todo esse processo e atingindo um público com o qual, até então, ainda não havia contato.

É interessante que as empresas tenham serviços complementares, garantindo, assim, que o interesse da persona realmente seja semelhante para os dois grupos. São exemplos de co-marketing em ações em conjunto: artigos, e-books, vídeos, webinars, eventos, ferramentas e muito mais.

Todas essas possibilidades trazem benefícios incríveis. O segredo é descobrir qual delas funcionaria melhor com o seu público e colocá-la em prática.

Quais os benefícios do co-marketing?

O co-marketing, ou marketing compartilhado, traz diversos benefícios para as empresas. Se feito com cuidado, é possível aproveitar diversas vantagens! Confira, a seguir, algumas delas:

Aumento do alcance da marca

A primeira grande vantagem do co-marketing é o aumento do alcance da marca. A estratégia consiste na divulgação, por parte das duas empresas, dos materiais que serão produzidos em conjunto.

Dessa forma, você atingirá não só o seu público, como também um outro grupo que, até então, não tinha contato com o seu negócio.

Promoção do co-branding

Quando duas empresas se tornam parceiras e têm serviços e produtos complementares, é interessante criar uma estratégia de co-branding. Dessa forma, é possível melhorar a imagem da companhia e o posicionamento no mercado, reforçando os diferenciais competitivos e aumentando a abrangência do negócio.

Elevação da taxa de conversão

As taxas de conversão também aumentam, uma vez que os seus materiais serão divulgados para duas bases diferentes. Com isso, a quantidade de leads é quase dobrada, fazendo com que as empresas conquistem leads de diferentes fontes e possam aumentar as oportunidades de negócio.

Quais os exemplos de co-marketing?

O co-marketing tem diversas ações que podem auxiliar no processo de marketing compartilhado. Com tantas opções disponíveis, é preciso conhecer quem é o seu público, quais são suas preferências em formato de conteúdo e qual das possíveis ações é a melhor alternativa para a realidade da sua empresa.

No entanto, não se preocupe, pois é possível investir em mais de uma ação de co-marketing, para garantir que a sua empresa tenha maior abrangência no mercado. O ideal é, portanto, encontrar parceiros que estejam determinados a crescer junto a você, garantindo o envolvimento dos dois lados.

Blog posts

O primeiro exemplo de co-marketing são os blog posts. Nesse modelo, você buscará por uma empresa que tenha um blog e que esteja disposta a fazer um guest post. Assim, sua organização escreverá um conteúdo diferenciado como autor convidado para o blog do seu parceiro, e vice-versa.

Essa medida permite que vocês troquem links externos, podendo melhorar a sua estratégia de link building e conquistar leitores vindos de outros blogs também.

E-books

Os e-books também são estratégias muito interessantes. Quando sua empresa cria um material rico, como é feita a divulgação? Qual é, em média, a sua taxa de conversão?

Quando pensamos em co-marketing, esses números tendem a dobrar, uma vez que o material será divulgado por duas companhias distintas, para bases distintas, aumentando as taxas de conversão e a quantidade de pessoas que passaram a ter conhecimento da sua empresa.

Webinars

Webinars são uma forma diferenciada e muito interessante de co-marketing. Esses conteúdos tendem a ser voltados para pessoas que já estão avançadas na jornada de compra, o que torna essa oportunidade muito mais interessante.

Esse é o momento para transformar a sua empresa em uma referência de mercado, elevando o alcance da sua organização e deixando que os espectadores percebam que você, enquanto empresa, tem expertise no assunto.

Vídeos

Os vídeos também representam uma forma muito interessante de trabalhar o co-marketing. Assim como o webinar, constituem uma forma diferenciada de levar conteúdo e posicionar-se como autoridade no seu mercado.

A diferença desse modelo para o já citado é que, no webinar, os espectadores podem fazer perguntas e comentários em tempo real, enquanto, nos vídeos, os comentários são feitos na publicação, podendo ser respondidos posteriormente.

Ferramentas

Para oferecer materiais que podem ser úteis no dia a dia do seu público, o co-marketing também permite a criação de ferramentas em conjunto, como planilhas que podem ser utilizadas diariamente.

Nesse momento, vocês precisam analisar quais são as necessidades do seu público, que tipo de ferramenta pode ser útil e criar as melhores alternativas.

Eventos

Eventos em co-marketing também são interessantes. Nesses ambientes, normalmente, os prospects já estão no momento de consideração, em que buscam por alternativas que realmente trazem credibilidade e podem oferecer as soluções de que eles necessitam.

Por isso, caso haja a possibilidade de organizar um evento junto a uma empresa parceira, invista nessa alternativa.

Os backlinks ajudam a melhorar o ranqueamento das suas páginas. Para isso, é interessante ter uma rotina de conquista de links valiosos, que pode acontecer junto a uma empresa. Tanto em estratégias de blog posts, como explicamos, quanto em estratégias mais agressivas de link building, trabalhar em conjunto com uma empresa parceira pode ser a melhor maneira de aprimorar o posicionamento e o aumento da relevância do seu negócio no mercado.

O co-marketing é, portanto, uma estratégia conjunta que busca levar benefícios para ambas as empresas, elevando o alcance da marca, o conhecimento de mercado e, por sua vez, as taxas de conversão, seja em leads, seja em oportunidades, seja em vendas.

Tendo isso em mente, o primeiro passo para colocar a estratégia em prática é encontrar empresas que se encaixam nas necessidades do seu negócio e que têm um serviço complementar e, a partir daí, elaborar uma estratégia de sucesso para os dois lados!

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