Hoje, é cada dia mais comum experimentar novas abordagens de marketing para melhorar os resultados. Quando as ações não exigem um grande investimento, é mais vantajoso ainda, pois dá para reduzir os riscos durante as tentativas. Por isso, vamos bater um papo sobre buzz marketing.

Afinal, é uma ótima oportunidade para você ficar atualizado com essa tendência, acompanhar o que as marcas bem-sucedidas estão fazendo para se destacar e buscar soluções inovadoras para o seu negócio.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de buzz marketing, contar como funciona na prática, falar sobre os principais benefícios e, por fim, dar dicas para implantar. Continue a leitura até o fim.

Entenda o que é buzz marketing

O nome buzz significa rumor, burburinho. Podemos entender o buzz marketing como uma estratégia que captura a atenção de clientes e potenciais compradores para amplificar a mensagem de marketing.

O objetivo é fazer com que as pessoas falem sobre a marca, produto ou serviço de um jeito interessante e divertido. A boa notícia é que a técnica não precisa de uma infraestrutura mirabolante. Pode ser apenas uma ideia, frase, slogan, meme, mascote, anúncio ou qualquer gatilho que produza comentários.

Saiba como funciona na prática

A técnica do buzz marketing é ativada por diversos botões de gatilho:

  • guerrilha: promove ações criativas, imaginativas e nada convencionais;
  • suspense: cria suspense em torno do produto;
  • tabu: gera debates e promove a quebra de preconceitos;
  • humor: dissemina histórias engraçadas que dão o que falar;
  • segredo: causa expectativa sobre o que é revelado;
  • inesperado: provoca surpresa;
  • extraordinário: mostra algo incrível, fora no comum.

Esses gatilhos transformam as ações em marketing boca a boca. Ou seja, quando as pessoas são surpreendidas por uma situação inusitada, cômica ou anormal, por exemplo, começam a divulgar a sua mensagem espontaneamente.

Marcas como O Boticário, Natura, Avon e outras estão constantemente investindo em campanhas que acionam o botão “tabu”. São histórias que tratam da diversidade sexual e questões de gênero — temas muito atuais e necessários para garantir a aplicação da lei de direitos humanos.

Entre likes e dislikes nas redes sociais, a discussão sempre é polêmica, rende debates acalorados e, na grande maioria das vezes, fica na lista de assuntos mais comentados no Twitter. Isso tudo prova o quanto o buzz marketing é poderoso, mas também requer uma certa coragem de se posicionar. Você está preparado?

Conheça os principais benefícios

Se você leu até aqui, com certeza percebeu o potencial dessa estratégia. Para não restarem dúvidas, confira os benefícios do buzz marketing:

Oferece baixo custo

Mesmo que a campanha precise de um investimento inicial nas marketing nas mídias sociais para decolar, o custo-benefício é animador. Isso ocorre porque, depois de um certo tempo, o marketing boca a boca acontece sem que você precise fazer nenhum esforço. Então, tudo flui naturalmente.

Tem potencial de se tornar viral

O consumidor atual não dá atenção para interações desinteressantes. Quando algo diferente aparece, naturalmente uma conexão emocional se estabelece. Surpreendido, ele comenta, curte, compartilha e ajuda a disseminar a mensagem. Pense nisso.

Inclui qualquer tamanho de campanha

O buzz marketing é apropriado para testar uma campanha em grupos menores para ver o que funciona ou precisa ser ajustado. No marketing, nem sempre isso é possível. A versatilidade das campanhas de impacto pode ser do tamanho que você sonhar.

Dá certo com marketing offline e online

Estratégias tradicionais e digitais são mais poderosas quando combinadas. Por isso, investir em ideias criativas no mundo real é uma forma de marcar presença no virtual e vice-versa. Juntas, elas unem forças para conquistar uma audiência cada vez maior.

Ajuda a fortalecer a marca

Quando você consegue atrair a atenção de um público, outras pessoas que possivelmente não conheciam o seu negócio passam a enxergar a empresa. Isso ajuda a dar mais visibilidade e, consequentemente, fortalece a marca.

Confira dicas para desenvolver uma estratégia de buzz marketing

Longe do que possa parecer, é preciso dedicação e planejamento para desenvolver campanhas de buzz marketing. Para você ter uma ideia, confira as principais dicas:

Pense fora da caixa

Fuja do óbvio. Ou seja, não faça o que todos estão fazendo. Os clichês são desinteressantes e as pessoas perdem o interesse. Para ser notado, é preciso buscar diferenciais capazes de deixar todos falando por semanas. Apenas tenha cuidado para não ferir a integridade de ninguém. Acima de tudo, aja com respeito à liberdade de escolha, religião, orientação sexual etc.

Quebre o padrão

Roupa tem gênero? A C&A lançou a primeira linha de roupas sem distinção de gênero. A campanha “Tudo lindo e misturado” foi um sucesso nas redes sociais. O vídeo mostrou homens e mulheres vestindo todo tipo de peças e teve quase dois milhões de visualizações, milhares de curtidas e compartilhamentos.

Use as mídias do jeito certo

As redes sociais já viraram febre. No entanto, é importante saber que tipo de postagem funciona melhor, quais plataformas adotar, os horários de pico para publicar etc. É recomendável garantir que todas as atualizações sejam interessantes e a entrega, eficiente. Para isso, estude o perfil de clientes e potenciais compradores.

Faça barulho antes, durante e depois

Antes de lançar um projeto, produto ou serviço, prepare o seu público para o que vem pela frente. Crie uma expectativa positiva sobre o que você pretende oferecer. Como diz o ditado popular: "o melhor da festa é esperar por ela". Em seguida, registre os acontecimentos com imagens e vídeos. É bom para documentar a reação do público em artigos ou posts, com uma estratégia de produção de conteúdo.

Como vimos, buzz marketing é um conjunto de ações que tem o propósito simples de ser o centro das atenções do consumidor. Quando as pessoas estão comentando sobre as suas campanhas, o número de interações aumenta, a quantidade de seguidores cresce e as vendas também. Por isso, pense fora da caixa, quebre os padrões, use as mídias sociais corretamente e faça muito barulho.

E então, se fosse para começar uma campanha de buzz marketing agora mesmo, o que você faria para ganhar notoriedade e conseguir muitos likes, compartilhamentos e hashtags bombásticas no Twitter? Deixe um comentário!