Quando pensamos nas estratégias de conteúdo, é comum visualizarmos um cenário em que, cada vez mais, novos conteúdos são escritos e publicados. No entanto, para as empresas que já investem nesse tipo de material e querem melhorar seus resultados, a atualização de conteúdo é a melhor pedida.

Está com o blog recheado de materiais e quer otimizar os resultados adquiridos por esses conteúdos? Aprenda mais sobre a extensão de conteúdo, sua atualização e seus benefícios. Continue a leitura!

O que é atualização de conteúdo, afinal?

A atualização de conteúdo online é uma estratégia que visa a melhorar e a atualizar conteúdos já produzidos. Seja em sites, com conteúdos institucionais, seja em blogs, essa reciclagem ajuda:

  • a atualizar informações relevantes;
  • a complementar o conteúdo com tópicos que ainda não foram trabalhados;
  • a otimizar com imagens e vídeos;
  • a otimizar para SEO.

Com isso, é possível tornar conteúdos antigos ainda lucrativos para a sua empresa, melhorando o ranqueamento e aumentando a quantidade de visitas orgânicas vindas desses materiais, sem precisar anunciar no Google.

Por que é importante atualizar conteúdos antigos?

Praticar a reciclagem de conteúdo traz diversos benefícios para a empresa. Os materiais, comumente, são criados com uma visão evergreen. Nesse sentido, têm validade vitalícia, podendo tirar as dúvidas do consumidor um mês, seis meses, um ano ou três anos depois de sua publicação.

No entanto, atualizar esses materiais pode ser uma forma de otimizar esse alcance e melhorar os resultados orgânicos que a sua empresa tem com o investimento em marketing de conteúdo.

Ranqueamento

A primeira grande vantagem da atualização de um conteúdo antigo é conseguir melhorar seus resultados. Um artigo que, com o tempo, acabou descendo no posicionamento, pode retomar posições mais interessantes devido à atualização, uma vez que o conteúdo fica ainda mais completo, atual e relevante para o seu público.

Quanto melhor for o seu ranqueamento (primeiras posições na primeira página de busca), maiores serão as chances de você cativar cada vez mais visitantes para as suas páginas.

Tráfego constante

O tráfego constante é um outro grande benefício da atualização de conteúdos. Como explicado, é possível melhorar o posicionamento das suas páginas no ranqueamento no Google e, com base nisso, atrair novos visitantes para a sua página através da produção de conteúdos.

Com esses novos visitantes, você garante o tráfego constante dentro do seu site, que pode, inclusive, aumentar as chances de compra de alguns desses novos acessos, elevando a rentabilidade do seu negócio.

Relevância e autoridade

Atualizar conteúdos antigos pode ajudar a melhorar a relevância e a autoridade da sua empresa. Com conteúdos cada vez mais completos e atuais, a sua empresa consegue melhorar o posicionamento nos resultados de busca e tornar-se uma referência no mercado, podendo, inclusive, ser considerada uma autoridade no segmento de atuação.

Como atualizar meus conteúdos?

Agora que você já sabe o que é a atualização de conteúdos e quais são seus benefícios, é hora de começar a criar um planejamento para estruturar seus materiais e aproveitar, cada vez mais, os resultados de textos antigos.

Verifique a performance dos conteúdos antigos

O primeiro passo é verificar a performance dos conteúdos antigos disponíveis no seu blog. Analise o posicionamento desses links nos mecanismos de busca, a densidade do conteúdo e, claro, o número de acessos que cada um deles traz.

Dessa forma, é possível fazer um levantamento de quais desses conteúdos precisam ser ajustados com mais urgência e criar um planejamento de otimização.

Faça uma análise dos concorrentes

Também é interessante fazer uma análise da concorrência. Essa estratégia pode ajudá-lo a identificar os termos que seus concorrentes estão ranqueando e a focar no desenvolvimento dessas palavras-chave pela sua empresa, disputando, assim, as melhores posições nos resultados de busca. Isso eleva as suas chances de se destacar em palavras-chave estratégicas.

Trabalhe tópicos que ainda não foram abordados

Nesse momento, é hora de fazer a extensão do conteúdo, abordando assuntos que ainda não foram explicados naquele material. Por mais que um artigo seja evergreen, sempre há algo a acrescentar para deixá-lo mais completo.

Nesse momento, considere:

  • aumentar o tamanho do conteúdo, com informações relevantes que ainda não foram abordadas;
  • atualizar o título para melhorar a palavra-chave;
  • inserir imagens;
  • inserir vídeos;
  • inserir infográficos;
  • criar um artigo âncora; e muito mais.

O importante é sempre anotar os números desses conteúdos antes e depois das mudanças, para descobrir quais são as melhorias que realmente trouxeram resultados para seus materiais.

Otimize o CTA e a introdução do texto

Um outro indicador de performance interessante é o CTA dos artigos. Ao mensurar seus conteúdos, veja quais estão com uma taxa de clique muito baixa e faça um teste com o CTA.

Nesse momento, você pode atualizar não só a cor do botão, como também a chamada, buscando por modelos que convertem mais para o seu público. Melhorar a introdução do texto também é fundamental, já que essa ação ajuda a garantir que o usuário permanecerá lendo o conteúdo, aumentando o tempo de permanência nas páginas.

Dessa forma, quanto mais envolvido o seu leitor estiver com o conteúdo criado, mais interessantes serão seus números e mais bem-visto você será pelo mecanismo de busca. Considere sempre a satisfação dos leitores e tente tornar a experiência deles o mais agradável possível.

Um outro detalhe que merece a atenção é a atualização de hiperlinks ao longo dos conteúdos. Verifique se os links internos e externos fazem sentido ou se existem opções mais relevantes para o seu público. Quanto melhor a qualidade desses links, mais interessante é do ponto de vista dos mecanismos de busca.

Confira também as linkagens externas que você tem: quais sites estão apontando para a sua empresa? Quais sites poderiam gerar um bom backlink? Verifique essas oportunidades e apresente um conteúdo mais completo, na tentativa de ganhar mais um link relevante para a sua página.

A atualização de conteúdo é uma forma de garantir que os investimentos realizados anteriormente continuarão trazendo resultados para a sua empresa. Dessa forma, nenhuma parte do investimento se perde: ele permanece dando resultados à medida que é atualizado, melhorando o ranqueamento, aumentando o número de visitas orgânicas e tornando sua empresa muito mais lucrativa e sustentável.

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