As estratégias de marketing de conteúdo de fato estão ganhando cada vez mais adeptos. Agora que as empresas identificaram a necessidade de gerar conteúdo de valor para os seus clientes, muitos negócios passaram a inserir essas ações de comunicação em seus planos de marketing.

Mas não se engane: não basta escrever qualquer tipo de conteúdo. É preciso que os materiais produzidos pela sua empresa estejam de acordo com uma estratégia que traga efetivamente resultados para o negócio.

Sendo assim, separamos algumas das melhores estratégias de marketing de conteúdo para aplicar na sua empresa hoje mesmo. Entre elas, destacamos:

Planejamento de palavras-chave

A primeira na lista de ações de marketing digital é o planejamento de palavras-chave. Com essa estratégia, é possível analisar quais são os termos de busca mais interessantes para o seu negócio, considerando as suas personas e o seu mercado de atuação. A partir daí, é possível definir a lista de palavras que serão utilizadas pela sua empresa para a criação de conteúdos relevantes.

É necessário que essas palavras-chave sejam trabalhadas estrategicamente para garantir bons resultados na sua ação de marketing de conteúdo e SEO.

Conteúdo interativo

A criação de conteúdo interativo está crescendo e se mostrando uma excelente alternativa para interagir com o público e aumentar o engajamento. Nesse tipo de ação de marketing, temos enquetes, quizzes e até transmissões de vídeo ao vivo, nas quais o público pode fazer perguntas e participar ativamente do conteúdo.

Esses conteúdos auxiliam no aumento da interação e melhoram a coleta de dados relevantes. Existem plataformas de vídeos ao vivo, por exemplo, que permitem enquetes internamente durante a transmissão, possibilitam uma coleta de dados otimizada e em tempo real.

Post satélite

Investir em post satélite também é uma excelente ação de marketing. Esses conteúdos são materiais que vão ajudar a sua empresa a se posicionar de forma favorável (primeiras posições) nos resultados dos mecanismos de busca.

Por meio desses materiais cada vez mais otimizados para uma palavra-chave estratégica, é possível aumentar o número de visitantes orgânicos nas suas páginas, levando muito mais oportunidades de compra para o seu negócio.

Expansão de conteúdos estratégicos

A expansão de conteúdos anda junto com o post satélite, mas não significa a mesma coisa.

No post satélite, é comum trabalhar uma palavra-chave head tail, ou seja, uma palavra-chave pequena e muito mais abrangente e disputada.

Já na expansão de conteúdos estratégicos, é possível trabalhar com long tail, palavras-chave maiores, mais específicas e que, mesmo tendo menor volume de busca, são mais segmentadas para o seu negócio.

Por serem palavras-chave mais particulares, elas ajudam a atrair os leads que já estão em momentos avançados da jornada de compra, aumentando as chances de conversão e melhorando os resultados da sua empresa.

As melhores estratégias de marketing de conteúdo que apresentamos nesse texto vão auxiliar não só na sua interação com o público, mas também com melhores resultados em rankeamento e indexação das suas páginas.

Tudo isso, se combinado estrategicamente, otimiza os resultados e traz cada vez mais números interessantes para o seu negócio, reduzindo o custo de aquisição de compra e aumentando a rentabilidade da sua empresa.

Existe alguma estratégia que você utiliza e não colocamos nessa lista? Conte pra gente nos comentários!