O crescimento do mercado online já é uma realidade. Já são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas no mundo todo — 120 milhões apenas no Brasil. Diante desse cenário, o investimento em marketing digital se tornou uma necessidade cada vez mais urgente para as empresas se manterem competitivas e lucrativas.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto, destacando as principais razões para priorizar o investimento em estratégias digitais e como fazer isso. Continue a leitura e confira!

O marketing digital pode ser visto como investimento ou gasto?

O mercado mudou. Diferentemente do que alguns gestores ainda acreditam, o marketing digital não pode ser considerado como um gasto a ser evitado, e, sim, como um investimento fundamental para a manutenção e o crescimento de uma marca no mercado. Isso tem sido cada vez mais claro no ambiente corporativo.

A forma de comunicação entre marcas e consumidores passou por importantes transformações nos últimos anos e as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade estão fadadas ao fracasso. Além disso, muito mais do que uma estratégia de sobrevivência, o marketing digital pode alavancar os resultados do seu negócio.

Quais as razões para investir em marketing digital?

Ainda não sabe se o marketing digital é necessário para o seu negócio? A seguir, listamos as principais razões para começar a investir nessa estratégia ainda hoje. Confira:

1. Relação custo-benefício mais clara

Diferentemente de outras estratégias de marketing tradicional, ao investir no digital, é possível ter o controle da relação custo-benefício das suas ações de forma ainda mais clara e objetiva. É viável, então, acompanhar suas campanhas em tempo real e identificar os investimentos mais lucrativos com precisão.

2. Comunicação precisa com o público-alvo

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a segmentação. Ao definir cada detalhe do público que as suas campanhas pretendem atingir, fica mais fácil acertar na comunicação e, consequentemente, melhorar o impacto da mensagem no público-alvo.

3. Ações mensuráveis

No marketing digital, tudo pode ser acompanhado e mensurado. Assim, é possível ter um controle total das suas ações, realizar os ajustes necessários em tempo real e otimizar os resultados.

4. Geração de vantagem competitiva

Se você quer destacar o seu negócio na internet, o marketing digital pode fazer maravilhas a favor da sua marca. Isso porque, com a estratégia certa, é possível agregar valor aos seus produtos e serviços e gerar mais vantagem competitiva em relação à concorrência.

5. Fortalecimento de marca

Além de todos os benefícios citados acima, uma boa estratégia de marketing digital ainda é essencial para garantir a presença e o fortalecimento da sua marca nos meios digitais. Muito além de só mais um site, sua empresa vai se destacar como uma página relevante para o seu público-alvo.

O que é preciso para investir?

Depois de conhecer todos os benefícios e as vantagens que só o marketing digital pode gerar para a sua empresa, você deve estar se perguntando como é possível investir nesse tipo de estratégia, não é mesmo? Mas não se preocupe, porque essa tarefa pode ser mais simples do que se imagina.

O primeiro passo para começar a investir é definir uma estratégia para as suas ações de marketing digital. Nessa etapa, você deverá escolher quais são os canais mais importantes de investimento e definir o público-alvo e o budget para as campanhas, além de alinhar os valores e os objetivos com a estratégia da sua empresa.

Outra dica importante é contratar uma companhia especializada nesse tipo de serviço, que dará todo o suporte e a consultoria necessária para que suas ações no ambiente digital sejam um verdadeiro sucesso.

Quanto devo investir?

Uma estratégia estruturada e com um orçamento bem planejado é fundamental para garantir o sucesso dos seus resultados no ambiente digital. Por isso, você deve estar sempre atento na hora de definir os valores de investimento.

Embora as primeiras campanhas e tentativas de investimento nem sempre gerem a taxa de retorno esperada, o segredo do marketing digital é ter consistência nas ações. Medindo os resultados em tempo real, sempre é possível fazer melhorias na estratégia até atingir o ROI pretendido. Inicie com um valor fixo menor e avance até que o seu orçamento esteja coerente.

Falando em números, o investimento ideal está entre 3% a 10% para e-commerces. Porém, para chegar a um valor também ideal de acordo com a realidade da sua empresa, é fundamental que os gestores de marketing e os setores comercial e financeiro estejam por dentro das métricas e decidam, juntos, quanto vale a pena investir.

Mas atenção: para que o seu investimento em marketing digital gere resultados reais, é importante que ele seja feito de forma planejada e organizada. Os valores devem ser direcionados com a orientação de um profissional experiente, que será capaz de otimizar os retornos obtidos.

Quais são os principais desafios?

Como nem tudo são flores no ambiente corporativo, ao trabalhar com uma estratégia de marketing digital, você vai enfrentar alguns desafios que vão ajudar a definir o sucesso ou fracasso das suas ações na internet.

Para evitar imprevistos e retornos negativos, é importante cuidar detalhadamente da etapa de planejamento das suas campanhas online. É essencial que os canais e as plataformas para investimento sejam definidos levando em consideração o público que se pretende atingir e o objetivo das ações.

Contar com uma equipe experiente e qualificada também é fundamental. Seja com um time específico dentro da sua própria empresa, seja por meio da contratação de uma agência prestadora de serviços, encontrar profissionais que sejam realmente capazes de entregar os resultados esperados é uma tarefa primordial.

Muito bacana, não é mesmo? Como você pôde perceber, trabalhar com marketing digital pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, seguindo as nossas dicas e contando com um time de qualidade, é possível criar um planejamento estratégico bem estruturado, alcançando bons resultados para o seu negócio de forma descomplicada.

Agora que você já sabe tudo sobre investimento em marketing digital, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e mostre para os seus amigos que você está por dentro das principais tendências do mercado.