Todo gestor sabe que para manter o bom funcionamento das atividades é necessário criar, gerenciar e dividir as atividades da empresa por setores ou departamentos. E devido ao seu grande crescimento nos últimos anos, o departamento de marketing digital se transformou em uma realidade necessária para os mais variados segmentos do mercado.

Se antes a equipe de marketing se resumia a um ou dois funcionários que cuidavam de toda a comunicação das empresas, atualmente o mais recomendado é contar com um setor de marketing digital especializado e capacitado para atuar nas novas plataformas e canais de divulgação. Mas, afinal, como realizar essa transformação de cenário?

Neste artigo, apresentamos um verdadeiro guia sobre como transformar o departamento de marketing em um departamento de marketing digital ideal para o seu negócio, com dicas de como montar uma equipe, quais são os profissionais necessários, quais ferramentas e habilidades precisam ser desenvolvidas etc. Continue a leitura e confira!

O que é um departamento de marketing digital?

O marketing envolve um conjunto de técnicas e ferramentas do mercado que auxiliam na divulgação, na comunicação e, consequentemente, no crescimento de um negócio como um todo. Com o avanço da internet e das plataformas online, a área de marketing digital começou a ganhar mais destaque e já é, atualmente, um dos principais setores da maioria das empresas.

Por muitos anos, o departamento de marketing foi confundido com o setor de vendas, mas com essa migração para o digital ficou ainda mais fácil diferenciar as atividades realizadas por cada equipe. Afinal, embora desenvolvam trabalhos complementares, as equipes têm funções bem distintas.

Enquanto o setor de vendas atua diretamente na venda de um produto ou serviço, o ramo do marketing digital é responsável por desenvolver, implantar e mensurar todas as atividades de divulgação, atração, engajamento e captação dos clientes nas plataformas online e digitais.

Qual é o objetivo do departamento de marketing digital?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o ramo do marketing digital, deve estar se perguntando qual é o seu objetivo e por que a sua empresa precisa contar com um setor específico para essas atividades, não é mesmo? Mas não se preocupe! Nós vamos explicar.

Desde a sua criação, o marketing, de modo geral, tem como objetivo construir uma marca e ajudá-la a crescer da melhor forma possível no seu mercado de atuação. E por mais simples que possa parecer, isso é feito por meio de várias etapas, que envolvem diversas ferramentas e o trabalho duro de uma equipe especializada.

O primeiro passo é identificar quem é o seu cliente para, assim, criar um perfil adequado do público-alvo que pode consumir o serviço ou produto de sua empresa. A partir disso, é preciso criar estratégias capazes de atrair essas pessoas para a compra e fidelizá-las como consumidores assíduos do seu negócio.

Quando migramos para o digital, os objetivos da equipe são basicamente os mesmos. A diferença é que todas as atividades e ferramentas usadas estarão voltadas para o digital. Assim, os esforços de mídia de uma empresa deixam de ser focados exclusivamente nos meios de comunicação tradicional e começam a ganhar um espaço cada vez maior no ambiente online.

Além disso, o departamento de marketing está diretamente ligado ao setor de vendas, como já falamos anteriormente. Afinal, a partir de um estudo do mercado e do público que pretende atingir, sua equipe digital tem como objetivo desenvolver estratégias que tornem a sua marca relevante e, consequentemente, aumentem o número de vendas.

Ou seja, por meio de estratégias criativas e atrativas — e, é claro, muita pesquisa de mercado —, o time de marketing digital da sua empresa tem como um dos principais objetivos aumentar as possibilidades de lucratividade do seu negócio.

O que um departamento de marketing digital faz?

Afinal, você sabe o que uma equipe de marketing digital faz na prática? Quais são as suas atividades cotidianas e como elas podem contribuir para o sucesso do seu negócio? Muitas empresas ainda não investem corretamente nesse setor tão importante por não entenderem exatamente como ele funciona — e isso é um erro que você não quer cometer, não é mesmo?

Embora muita gente só conheça a parte criativa do marketing, esse é um trabalho que inclui muita análise de informações, pesquisas de público e mercado e mensuração de todas as ações desenvolvidas. Uma das principais funções desse departamento é fazer um estudo extremamente detalhado de tudo que envolve a sua marca e, até mesmo, a concorrência.

Após essa fase inicial de análise de informações, é hora de elaborar um planejamento estratégico de todas as ações que serão desenvolvidas. Isso porque as táticas e ferramentas usadas devem estar sempre de acordo com todas as informações coletadas anteriormente nas pesquisas. Assim, é possível evitar erros e garantir os melhores resultados possíveis dentro das expectativas e necessidades do seu público-alvo.

Além disso, o setor de marketing digital ainda é responsável pelo planejamento e gerenciamento da comunicação da empresa como um todo, incluindo o desenvolvimento de campanhas, a definição de canais para divulgação, o contato com gráficas, agências de publicidade e meios de comunicação, a criação de conteúdo para redes sociais, sites e demais plataformas digitais utilizadas etc.

Por último, mas não menos importante: a equipe de marketing digital ainda realiza a análise e mensuração de resultados de todas as campanhas e ações desenvolvidas. Afinal, de nada adianta investir em divulgação se você não tiver retorno, certo? E alguém precisa acompanhar, por meio de ferramentas específicas do ramo, a resposta do público, definindo quais são os melhores investimentos e identificando o que precisa ser ajustado.

Como estruturar o departamento de marketing digital?

Na hora de estruturar um departamento de marketing digital, é muito comum surgirem dúvidas sobre as melhores opções. Afinal, esse é um setor estratégico de qualquer negócio, capaz de potencializar os resultados de vendas e, por isso, merece todo o cuidado e atenção desde a etapa de planejamento.

E para que você não tenha dificuldades durante a criação desse setor em sua empresa, trazemos abaixo um passo a passo com as principais dicas para estruturar uma área de marketing digital.

Faça um planejamento inicial

Quais são as metas e objetivos de inserir uma equipe de marketing digital na sua empresa? Fazer uma análise sincera e detalhada sobre cada um desses pontos, desenvolvendo um planejamento estratégico para o setor, é o primeiro passo necessário para estruturar qualquer departamento.

Para essa fase de análise e planejamento, é preciso levar em consideração a realidade e a estrutura do seu negócio, afinal, uma multinacional tem uma demanda muito diferente de uma microempresa, não é mesmo? Por isso, é importante avaliar o porte da sua empresa, a estrutura dos departamentos existentes e, principalmente, do atual setor de marketing, caso ele já exista.

Defina objetivos específicos e possíveis para o seu negócio, como aumentar a presença digital, produzir conteúdos relevantes, gerar ou nutrir leads ou recriar uma identidade visual. Realizar investimentos irreais para atingir determinada meta pode prejudicar outros setores da organização, afetando o seu negócio como um todo.

Outro item importante durante o planejamento é definir o orçamento a partir das suas metas de curto e longo prazo. Se os recursos que a sua empresa possui para investir em marketing são limitados, do que adianta contratar um grande número de funcionários e não sobrar nada para as ações?

Por outro lado, um número muito reduzido de colaboradores pode prejudicar o bom andamento dos trabalhos. Por isso é tão importante conhecer as necessidades reais do seu negócio durante a estruturação do departamento, agindo sempre de forma estratégica.

Monte a sua equipe

Como falamos acima, a definição do tamanho e estrutura de uma equipe de marketing digital passa diretamente pelo planejamento. Por isso, após realizar as primeiras definições, é hora de reunir um time de marketing digital de primeira qualidade, capaz de colocar todas as estratégias em prática.

Para acertar nessa etapa tão importante de estruturação do departamento de marketing digital, você deverá considerar os desafios do setor. Após avaliar as principais atividades desempenhadas, será mais fácil definir quais profissionais podem compor o seu time.

Outra boa dica é construir um perfil do profissional ideal. Considere os atributos necessários para as atividades e desenvolva um processo seletivo prático e eficiente, que crie as condições perfeitas para identificação desses candidatos.

Organize suas ações de marketing

Depois de traçar suas metas e objetivos, chegou a hora de pensar em ações práticas para alcançar esses resultados. Nessa etapa, é importante planejar as suas principais ações de marketing digital, avaliando tudo o que será necessário para transformar os projetos em realidade.

Nesse momento, você já saberá quais são os objetivos do seu departamento e quem são os profissionais que compõem essa equipe. Assim, será ainda mais fácil focar no planejamento das ações, identificando quais são os melhores caminhos a serem percorridos.

A meta do seu departamento é gerar leads? Então, é preciso pensar em soluções e alternativas para tirar esse objetivo do papel e transformá-lo em uma realidade, em um resultado real para o investimento do seu negócio.

Faça um benchmarking

O benchmarking consiste no processo de avaliação de uma empresa em relação à concorrência e pode ser uma prática muito positiva durante a estruturação do seu departamento de marketing digital.

Observar as ações de marketing de outras marcas pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, aumentando consideravelmente o desempenho do setor. Ao estabelecer essa prática de observação, é possível identificar quais ações geram resultados positivos ou negativos. Ou seja, a sua marca vai aprender com os erros e acertos de outras empresas, acelerando o tempo de aprendizado e potencializando as campanhas que serão desenvolvidas.

Mensure os investimentos

De nada adianta conhecer cada detalhe necessário para estruturar um departamento se esses itens estiverem acima do seu orçamento, não é mesmo? Por isso, gerenciar e mensurar cada um dos investimentos feitos em marketing digital é um dos passos mais importantes para colocar as ações em prática e manter sua equipe em pleno funcionamento.

Faça uma análise detalhada do orçamento disponível para o setor de marketing e mensure todos os possíveis investimentos a serem realizados. Assim, será possível otimizar o uso dos seus recursos, organizar as ações e encontrar as melhores soluções para as limitações de recursos financeiros.

Quais são os cargos e funções de um departamento de marketing digital?

Como já falamos anteriormente, a seleção de uma equipe adequada é essencial para o sucesso do seu departamento de marketing digital. E para acertar na escolha, você precisa conhecer os principais cargos e papéis que cada profissional deve realizar.

Embora essa disposição de funções possa variar de acordo com o tamanho e a demanda de cada empresa, existe uma estrutura base para começar a montar uma equipe digital. Vamos conferir?

Gerente/diretor de marketing

O gerente ou diretor de marketing é o profissional responsável por gerenciar e supervisionar todas as atividades de marketing digital da sua empresa. Esse funcionário será uma espécie de líder de todo o departamento, acompanhando todas as ações desenvolvidas e conduzindo a equipe.

Analista de SEO

O analista de SEO deve ter conhecimento aprofundado sobre as técnicas de otimização de textos e sites para o Google. Uma de suas principais atividades é o acompanhamento do conteúdo de acordo com as estratégias traçadas. É ele quem deve garantir que as campanhas e ações estão dentro das exigências de ranqueamento.

Analista de redes sociais

Esse profissional deve ser especialista em redes sociais, desenvolvendo os melhores conteúdos, acompanhando o engajamento dos seguidores da empresa, criando estratégias para aumentar as conversões e monitorando a imagem da marca nas plataformas online.

Gerente de marketing de conteúdo

O gerente de marketing de conteúdo é o profissional responsável por coordenar toda a equipe que produz materiais para o blog ou site da sua empresa, como redatores, revisores e designers. Ele deve estar sempre atento ao alinhamento do conteúdo aos objetivos da empresa, criando estratégias para gerar leads e aumentar as conversões.

Analista de métricas

Como no marketing digital tudo pode — e deve! — ser mensurado, esse profissional é o responsável por acompanhar e mensurar os resultados obtidos em todas as ações e campanhas realizadas pelo departamento. Ele vai lidar com números e gráficos, criando relatórios que comprovem a eficiência dos investimentos.

Quais são as habilidades necessárias para um departamento de marketing digital?

O sucesso de um time de marketing digital começa já na sua etapa de formação. Isso porque a escolha dos profissionais que vão ocupar posições estratégicas tem um impacto direto nos resultados conquistados pelo departamento. E embora isso torne a seleção mais desafiadora, é também o que vai diferenciar e destacar a sua equipe no mercado.

E para ajudar nessa difícil missão de montar um time acima da média, separamos algumas habilidades que precisam ser trabalhadas com os colaboradores da área de marketing digital da sua empresa. Vamos conferir?

Promover a colaboração

Alguns líderes ainda trabalham instigando a competição interna, entretanto, diversos estudos e especialistas no assunto já comprovaram que a colaboração mútua é o melhor caminho para alcançar bons resultados.

O trabalho de marketing digital exige uma comunicação clara e direta entre todas as partes envolvidas, por isso um ambiente colaborativo é essencial para gerar uma troca de ideias, experiências e informações que podem contribuir significativamente para o sucesso das campanhas.

Procurar profissionais atualizados

O marketing digital está em constante atualização. Por isso, é importante ter em sua equipe profissionais que se mantenham sempre por dentro das tendências e novidades do mercado. Procure colaboradores que estejam abertos ao novo e busquem se atualizar frequentemente.

Incentivar a produção de conteúdo

O marketing digital está muito relacionado à produção de conteúdo, por isso, incentivar esse tipo de habilidade pode aumentar — e muito — a qualificação e eficiência da sua equipe.

Uma equipe capaz de produzir conteúdo de qualidade com regularidade se torna ainda mais completa e preparada para solucionar os problemas de marketing que podem surgir no dia a dia da empresa.

Investir em treinamento adequado

Por último, mas não menos importante, lembre-se de sempre investir em treinamentos que possam qualificar ainda mais o seu time de marketing digital. Assim, é possível manter sua equipe sempre antenada, engajada e em contato com as principais referências do mercado.

Como definir metas e indicadores para um departamento de marketing digital?

Quando falamos em marketing digital, é necessário ir além dos procedimentos e investimentos em campanhas. Para alcançar um resultado de sucesso, é preciso ter uma atenção especial a cada etapa do processo, identificando o desempenho e controlando o processo até chegar ao resultado final.

O que são metas e indicadores?

Para fazer esse controle de forma adequada e eficiente, as metas e indicadores de desempenho se tornam essenciais para o trabalho de qualquer departamento de marketing digital. Por isso, você precisa saber quais metas podem ser utilizadas e serão relevantes para o seu negócio, além de entender como trabalhar com os indicadores.

Um indicador é como uma ferramenta capaz de representar algo. Com ele, você será capaz de avaliar o desempenho das suas campanhas e, assim, realizar todas as mudanças que forem necessárias para alcançar resultados ainda melhores. Tudo isso é possível por meio das métricas, que informam de maneira exata os números obtidos em cada ação.

Embora o conceito de meta seja mais conhecido no mercado de forma geral, dentro do marketing digital ele tem um papel definidor no planejamento e execução das campanhas, determinando o resultado que se pretende alcançar em um período de tempo. Por isso, é importante que essas expectativas sejam definidas com precisão e planejamento.

Como se planejar?

Assim como nas demais etapas de estruturação da área de marketing digital, durante a definição das metas e indicadores é preciso fazer um planejamento detalhado. Dessa forma, é possível identificar quais elementos serão usados para analisar a performance do departamento como um todo, além das questões pontuais de cada ação.

Comece definindo o objetivo principal da empresa com o marketing digital no curto prazo. A partir disso, será possível encontrar a métrica que melhor atende a essa demanda. Isso porque existem diversos indicadores de desempenho no mercado, e o que vai diferenciar as ferramentas e orientar a sua escolha são justamente os resultados que se pretende atingir.

Depois de definir o objetivo geral, é hora de estabelecer outras metas que sejam relevantes para sua campanha. Existem diversas métricas que podem ser monitoradas, levando em consideração o número de visitantes, a visibilidade do seu negócio na web, os leads, o alcance pago ou tráfego orgânico, o impacto, o engajamento, as conversões em vendas etc.

Quais ferramentas usar?

Após definir os objetivos e identificar as melhores métricas e indicadores, é preciso escolher a ferramenta ideal para medir o desempenho da sua marca no ambiente digital.

Atualmente, existem diversas ferramentas que fazem esse tipo de análise de dados. Nas próprias redes sociais, como Facebook e Instagram, é possível ter um panorama detalhado sobre as atividades dos usuários e desempenho das ações criadas nessas plataformas.

Para quem deseja fazer um acompanhamento preciso e centralizado de todas as redes, ainda é possível contar com outras ferramentas gratuitas de métricas que são facilmente encontradas na web. O Google também conta com alguns serviços de análise de informações muito usados por profissionais de marketing digital.

Os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são muito recomendados para uma análise completa que envolva sites e outras plataformas na web. Essa ferramenta é capaz de medir qualquer tipo de métrica dentro de um negócio, oferecendo dados de retorno sobre investimento e custo de performance das ações.

Por que as metas, métricas e indicadores são tão importantes?

No mundo corporativo, nada diz mais do que os resultados. Sem números de referência, nenhum investidor consegue mensurar os esforços e efeitos gerados pelo departamento de marketing digital. É por isso que a análise desses dados é tão importante, pois gera um grau maior de confiabilidade e reforça o valor desse setor para a empresa.

Sendo assim, crie relatórios mensais, acompanhe os resultados obtidos e comprove, por meio de números e métricas reais, a importante contribuição do marketing digital para o sucesso do seu empreendimento como um todo.

Incrível, não é mesmo? Como você pôde conferir no nosso guia, o departamento de marketing digital se tornou um setor vital para o bom funcionamento e crescimento de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de atuação. E você não vai querer ficar de fora dessa importante tendência do mercado, não é mesmo?

Comece hoje a seguir o nosso passo a passo e veja as ações da sua empresa alcançarem resultados surpreendentes! E lembre-se: para preservar o bom desempenho de uma estratégia, é necessário manter sua equipe sempre atualizada por meio de cursos, acesso a blogs etc.

E agora que você já sabe como criar um departamento de marketing digital ideal para o seu negócio, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais, inspire sua equipe e ajude outros gestores a alcançar bons resultados.