Muito é dito sobre a importância da formação, e nós recebemos cada vez mais incentivo para continuar estudando após o término da graduação. É verdade que com tantas demandas — trabalho, família, amigos — pode ser difícil equilibrar mais uma tarefa no seu dia a dia. Por isso, você precisa de boas razões para investir em uma pós-graduação, não é mesmo? Sem uma motivação forte, o curso de pós acaba sendo mais uma meta sempre postergada para o ano seguinte.

Pensando nisso, preparamos esta lista com 9 razões para tirar essa meta do papel e começar sua pós-graduação em marketing em 2019. Com certeza, uma (ou mais) delas vai fazer sentido para você. E aí, vamos começar?

Os tipos de pós-graduação em marketing

Antes de começar, vale a pena comentar que existem vários tipos de pós-graduação em marketing. Por exemplo, você pode fazer uma especialização ou um MBA, sendo que o segundo é mais voltado para profissionais que já têm alguns anos de experiência e ocupam algum cargo de gestão.

Além disso, o foco do curso pode ser em marketing estratégico, marketing digital, marketing e vendas, entre outros. A escolha por um tema deve ser feita levando em consideração suas metas de carreira, pois influenciará as funções que você poderá desempenhar.

A duração do curso também pode variar. Algumas especializações chegam a dois anos, enquanto outras duram apenas alguns meses.

9 razões para fazer pós-graduação em marketing

1. Manter-se atualizado

O marketing é uma área extremamente dinâmica, na qual novas tendências surgem e são superadas em ciclos rápidos. Por isso, quem já se formou há alguns anos pode estar desatualizado em relação às novas teorias, práticas e ferramentas empregadas na área. Fazer uma pós-graduação é uma boa maneira de resolver esse problema, retomando assuntos que você já estudou na graduação, mas com um olhar atual.

É claro que mesmo os aprendizados da sua pós podem ficar obsoletos com o tempo. No entanto, isso não é um problema, porque não existe um limite para a formação. Você pode fazer quantos cursos de pós-graduação achar necessário, ao longo do tempo, para estar sempre alinhado com as novidades do marketing.

2. Aprofundar-se em tópicos específicos

Na graduação, é normal que você estude muitos tópicos de marketing. Infelizmente, não há tempo para abordar todos eles a fundo: o aluno tem apenas uma visão geral de cada um. A pós-graduação em marketing é uma oportunidade de fazer um aprofundamento apenas nos tópicos que realmente interessam para sua carreira.

3. Implementar melhorias

Sempre há o que melhorar à sua volta. No entanto, às vezes ficamos tão imersos no ambiente em que estamos que não conseguimos enxergar facilmente as oportunidades de melhoria. A pós-graduação em marketing pode ser o que você precisa: um espaço para trocar ideias e experiências, desafiar suas preconcepções e mudar seus paradigmas, a fim de encontrar essas oportunidades.

4. Fazer networking

Na sala de aula da pós-graduação em marketing, você conhecerá muitos outros profissionais da mesma área: são seus colegas e professores. Eles não apenas vão acompanhá-lo nessa jornada, como também podem se tornar importantes parceiros fora dela. Oportunidades valiosas de negócio e de emprego podem surgir do contato com esse círculo de profissionais, desde que você adote boas práticas de networking.

5. Mudar de rumo

Dentro do marketing, existem vários rumos que você pode dar à sua carreira. Trabalhar para o setor de marketing de uma empresa ou para uma agência especializada? Atuar em marketing para um setor específico, como marketing jurídico? Tornar-se um especialista em uma determinada prática de marketing, como Google Ads?

As possibilidades são muitas e, quando você começa sua jornada, nem sempre tem consciência das suas escolhas e do rumo que está tomando. Se você não está satisfeito com o seu momento atual, a pós-graduação é sua chance de dar uma guinada e trabalhar com algo diferente, sem sair do marketing.

6. Alcançar um cargo de gestão

Dentro do marketing, você pode ocupar um cargo operacional ou gerencial. Um não é mais importante do que o outro, mas seus escopos de atuação são diferentes: enquanto o gestor planeja e organiza, o operador executa a estratégia. Se você acha que seria um bom gestor de marketing, fazer uma pós-graduação é a maneira mais simples de alcançar o cargo desejado.

7. Obter um salário mais alto

Ainda que você não queira ocupar um cargo de gestão, com certeza não tem nada contra um bom aumento, não é mesmo? Um dos fatores que as empresas levam em consideração para determinar quais funcionários receberão aumento salarial é o desenvolvimento profissional que eles apresentam, incluindo a realização de cursos. De fato, pesquisas apontam que funcionários com pós-graduação ganham mais. Então, a pós-graduação em marketing pode ajudá-lo a melhorar seu contracheque no fim do ano!

8. Construir sua imagem profissional

Vamos ser francos: no mundo dos negócios, sua imagem tem um forte peso — e parte da sua imagem é construída em cima do currículo. Por isso, quem tem um currículo mais extenso é visto como mais preparado, competente e confiável. Se você quer ter uma imagem profissional positiva diante de recrutadores ou clientes, vale a pena investir em uma pós-graduação em marketing para complementar seu currículo.

9. Promover autoestima e desenvolvimento pessoal

A pós-graduação, além de ter um impacto na vida profissional, também tem reflexos positivos na vida pessoal. Fazer uma pós em marketing pode ajudá-lo a elevar sua autoestima, já que é um investimento em si mesmo. Além disso, com o curso você desenvolve competências pessoais, como organização, comunicação e sociabilidade. Isso sem falar, é claro, na oportunidade de mudar de cenário e fazer novas amizades!

Sim, existem muitas boas razões para fazer uma pós em marketing. Sua missão é escolher o curso e a instituição de ensino com cuidado, já que você vai investir tempo e dinheiro nesse curso. Procure uma instituição com boa reputação e recursos educacionais.

Além disso, você deve ter certeza de que poderá se dedicar ao estudo, para aproveitar ao máximo essa experiência. Se a sua agenda já está sobrecarregada de compromissos realmente importantes, talvez esse não seja o momento ideal para começar. Porém, não vale criar desculpas para deixar sua formação para depois!

Este post ajudou você a tomar a decisão de fazer uma pós-graduação em marketing? Então, que tal ajudar mais pessoas compartilhando o conteúdo com seus amigos e colegas nas redes sociais?