Uma coisa é fato: o investimento em SEO é cada vez mais necessário para as empresas que querem resultados duradouros e sustentáveis. São essas ações que garantirão o aumento das visitas orgânicas, a redução do custo de aquisição de clientes e a melhora significativa, em longo prazo, dos resultados.

Para garantir o bom funcionamento das suas estratégias, separamos algumas ferramentas de SEO grátis e pagas para você analisar e descobrir quais são as suas necessidades. Continue a leitura e confira!

A importância do SEO nas estratégias de marketing

O SEO se tornou uma das estratégias de marketing digital mais interessantes para as empresas. Isso acontece porque, com um trabalho de SEO bem-feito, é possível otimizar os investimentos em longo prazo, melhorar o número de acessos às suas páginas, aumentar as taxas de conversão e tornar sua empresa cada vez mais sustentável.

A principal vantagem desse investimento é o crescimento orgânico: quando o SEO é bem estruturado, os investimentos em mídia paga acabam sendo reduzidos, aumentando a lucratividade do negócio.

Ter um especialista de SEO em sua empresa, ou contratar um parceiro especializado, pode ser o empurrãozinho que faltava para a sua organização começar a se tornar uma referência de mercado.

As ferramentas de SEO grátis e pagas

Tendo isso em vista, é preciso entender quais são as ferramentas disponíveis no mercado. Existem opções de SEO grátis e pagas, e tudo depende das necessidades que a sua empresa enfrenta no momento (e de quais investimentos você pretende fazer de agora em diante).

1. Google Analytics

Começamos com o Google Analytics, uma ferramenta básica e que tem muitos adeptos no mundo do SEO. Para os especialistas, ter uma estratégia de marketing digital e não usar os reforços do Google Analytics é um tiro no pé.

Isso porque a ferramenta permite a reunião de diversos dados de altíssima precisão e qualidade sobre seu público, o comportamento do usuário, o tráfego, as taxas de rejeição, as palavras-chave e muito mais. Para quem quer começar a investir em SEO grátis, essa ferramenta é a porta de entrada!

2. Google Search Console

Mais uma ferramenta do Google, o Google Search Console é complementar ao Analytics. Anteriormente conhecido como Webmaster Tools, essa ferramenta auxilia na pesquisa e na otimização de sites e palavras-chave escolhidas pela sua empresa para serem trabalhadas.

Uma das vantagens mais marcantes das ferramentas do Google, além da gratuidade, é a possibilidade de coletar informações muito qualificadas e valiosas para as empresas, se usadas de forma estratégica.

Os dados oferecidos pelo Search Console são semelhantes aos dados do Analytics. No entanto, ele apresenta as informações de uma forma mais simples e prática de ser compreendida. A ferramenta entrega dados de ligação, por exemplo: qual o tráfego do seu site e quantas vezes seu site foi linkado.

Com essas informações em mãos, o profissional de SEO poderá tomar decisões estratégicas para otimizar os resultados e transformar as ações de marketing em metas cada vez mais acessíveis.

3. WooRank

Prática e muito intuitiva, a ferramenta WooRank auxilia na análise do site e identifica o que está atrapalhando seu SEO. Muitas empresas pensam que o SEO é apenas o conteúdo, mas alguns detalhes, como carregamento de página, título das imagens e código, são fundamentais.

Com essa ferramenta, é possível receber um relatório de SEO que o ajudará a melhorar a performance da sua empresa.

Além disso, a ferramenta também ajuda a reunir dados de redes sociais, como curtidas, comentários e compartilhamos no Facebook, Twitter, Google+ e outras.

4. Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta que auxilia na pesquisa de palavras-chave. Se você pretende começar a investir em SEO, é preciso entender quais palavras-chave são mais interessantes para o seu público, quais termos são mais buscados e, a partir daí, quais são as estratégias mais relevantes para trabalhar cada um desses termos em conteúdos ricos.

O Keyword Planner também é uma ferramenta do Google, que é gratuita e pode ser usada por meio da plataforma do Google Adwords.

5. Web Developer

Como mencionado, um dos erros mais comuns dentro das empresas é acreditar que o SEO envolve apenas o conteúdo de texto, quando a verdade é que o código fonte de uma página também pode interferir na qualidade do SEO da sua empresa, por meio do tempo de carregamento e de melhores práticas.

Com o Web Developer, é possível desativar o CSS e o Javascript, olhar o código fonte e ter insights do que precisa ser analisado e revisto para otimizar o seu site para SEO.

O Check My Links é uma extensão para o Google Chrome que auxilia na busca de links quebrados ou inválidos dentro do seu site. Essa ferramenta ajuda a promover a eficiência para identificar defeitos no conteúdo e evitar que o seu usuário se depare com alguns desses problemas.

Vale lembrar que um dos fatores mais importantes para o Google é a experiência do usuário e, por isso, garantir que seus visitantes tenham uma boa experiência dentro do seu site é fundamental.

7. Remove’em

Os sites que não seguem o manual de boas práticas do Google acabam sendo penalizados. Para aqueles que sofreram alguma penalização, o Remove’em é capaz de encontrar o conteúdo que está prejudicando o seu site, facilitando no processo de correção.

A ferramenta, apesar de ser paga, tem várias vantagens, pois ajuda a detectar os problemas e apontá-los de forma instantânea, rápida e prática, facilitando o dia a dia dos profissionais de marketing.

8. GTmetrix

O tempo de carregamento das páginas é um dos fatores mais importantes na hora do ranqueamento, justamente pela experiência do usuário que citamos. Uma página lenta, que demora em seu carregamento, pode afastar os usuários do seu site, reduzindo a sua conversão e, claro, tirando seus conteúdos das primeiras posições do mecanismo de busca.

A GTmetrix, que é gratuita, ajuda a analisar a performance da sua página e dá uma nota, de A a F. Para completar, ela oferece um relatório completo com o que está prejudicando as suas páginas e sobre como melhorar sua performance. Muito interessante, não é?!

O investimento em SEO é, sem dúvidas, um caminho que levará sua empresa à sustentabilidade. Com uma estratégia focada em longo prazo, será possível melhorar os índices do seu marketing digital, aumentando os resultados orgânicos e reduzindo os valores de investimento em tráfego pago, por exemplo.

Com as ferramentas de SEO grátis e pagas, sua estratégia começará a tomar forma, trazendo cada vez mais benefícios para o seu negócio. Gostou do conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais!