Praticamente toda empresa que está presente na internet deseja aumentar o número de acessos em seu site ou blog, certo? Nesse contexto, é fundamental usar uma estratégia e ferramentas de SEO que ajudem a conquistar boas posições nas buscas.

SEO, ou search engine optimization, é a otimização para os buscadores, como o Google, o Bing e o próprio YouTube. Esse tipo de trabalho consiste em aproveitar as melhores técnicas e soluções para fazer suas páginas se destacarem nas buscas, obtendo mais impressões, cliques, interações e leads.

Como profissional de marketing, você certamente está interessado em ver seus conteúdos entre os mais buscados do seu segmento, não é mesmo? Então, que tal começar a aproveitar todas as armas existentes?

Atualmente, existem centenas de ferramentas de SEO no mercado. A maior parte delas foca em solucionar uma demanda específica, ajudando em uma parte do processo, mas também há plataformas "tudo em um", supercompletas.

Para ajudar você a escolher as melhores aliadas no seu trabalho de search engine optimization, separamos as principais opções gratuitas e pagas. Veja a seguir!

A importância do SEO no site

O SEO de um site ou página é responsável por aumentar as chances de ter seus conteúdos exibidos quando o usuário da internet faz uma busca em sistemas como o Google, o Bing e o YouTube.

Uma boa estratégia de otimização é capaz de gerar centenas ou até milhares de leads orgânicos, isto é, sem precisar investir em anúncios — o sonho de 9 em cada 10 empresas ao fazer marketing digital.

Mas não pense que o único objetivo do SEO é aparecer entre os primeiros resultados da busca, hein?!

Um site otimizado também se torna mais amigável para o usuário, entregando qualidade e objetividade. Afinal, o Google e os outros buscadores já são inteligentes o suficiente para saber quando a página tem um conteúdo rico.

E então, já está convencido da necessidade de investir na otimização? Agora só falta conhecer as ferramentas que ajudam a colocar esse trabalho em prática.

Ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave

1. Keyword Planner — AdWords

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google. Pode ser acessado após um cadastro em sua plataforma de anúncios, o AdWords. Por lá, você consegue:

  • checar o volume de busca de qualquer palavra-chave;
  • conferir sugestões de novas keywords;
  • verificar o nível de competitividade do termo.

Só fique atento a um ponto: o AdWords foi criado para o uso de compra de mídia, então, diversas informações serão voltadas para quem deseja investir — e não necessariamente trabalhar com buscas orgânicas.

De todo modo, o Keyword Planner é uma das soluções de SEO mais utilizadas, servindo como ponto de partida para sua estratégia.

2. Ubersuggest

Sabe quando você está digitando uma pesquisa no Google e, automaticamente, surgem algumas sugestões de busca? Não, o Google ainda não é vidente! Essas frases ou termos são baseadas em expressões populares que já foram digitadas por outros usuários.

É exatamente assim que o Ubersuggest funciona. Essa ferramenta de SEO gratuita lista todas as possíveis intenções de pesquisa, de A a Z, com base nas intenções de buscas anteriores. Com ela, você pode:

  • obter insights para novas keywords;
  • mapear os principais concorrentes;
  • identificar a dificuldade para ranquear com SEO e com anúncios.

Antigamente, muitos estrategistas de SEO usavam essas sugestões automáticas do Google para obter novas ideias de palavras-chave. A vantagem é que agora você não precisa mais fazer isso! Basta utilizar o Ubersuggest e a ferramenta faz o "trabalho sujo" para você.

Ferramentas de SEO para análises on-page

3. Google PageSpeed

Cá entre nós, você consegue aguardar uma página carregando por um longo período de tempo? Se sim, parabéns, você é o rei da paciência!

A verdade é que a maior parte dos usuários vai embora do site se ele não abrir rapidamente. O Google, que não é bobo, sabe disso e prioriza a velocidade como fator de ranqueamento.

Por essa razão, o Google PageSpeed (que também é gratuito) aparece como uma excelente ferramenta de SEO.

Isso porque ele não apenas dá uma nota para a velocidade de carregamento, como também fornece sugestões de melhorias para deixar o site mais rápido! Em suma, a ferramenta permite:

  • verificar a velocidade do site no desktop e mobile;
  • conferir sugestões de melhorias;
  • descobrir se suas páginas estão mais rápidas (ou mais lentas) que as dos concorrentes.

4. Google Search Console

Como você viu, o próprio Google insiste em ajudar os profissionais de SEO com ferramentas gratuitas. O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é outro exemplo.

O uso dessa solução é praticamente um pré-requisito para o bom funcionamento de um site, pois ela ajuda a garantir que suas páginas estarão livres de erros — o que, invariavelmente, também ajuda a obter melhores posições nas buscas.

Com o Google Search Console, é possível:

  • configurar o Google Analytics para exibir estatísticas de SEO do seu site;
  • evitar penalidades que podem arruinar seus resultados;
  • configurar o sitemap, outro fator importante para o ranqueamento.

Ferramenta de SEO para análises off-page

5. Ahrefs

Ao contrário das anteriores, a ferramenta Ahrefs é paga. É uma das soluções queridinhas dos profissionais da área quando o assunto é link building.

Ainda hoje, backlinks são um dos fatores de ranqueamento mais importantes. É por meio deles que os buscadores medem a autoridade de um site.

O Ahrefs ajuda você a:

  • obter relatórios de backlinks de um site ou URL;
  • conhecer não só o número de links que um site recebe, mas também quais são eles;
  • saber o texto âncora de cada link.

Uma coisa é certa: quando se trata de construir autoridade na internet, usar uma ferramenta de SEO off-page é praticamente obrigatório!

Ferramenta de SEO para monitoramento de posições

6. SEMrush

Não basta fazer uma busca no seu computador, tablet ou celular para conhecer a posição de uma página, já que os resultados variam dependendo do usuário, do dispositivo, da região etc. Por isso, o monitoramento de posições é um trabalho fundamental dentro da estratégia de SEO.

Nesse sentido, o SEMrush costuma ser a ferramenta favorita da maioria dos profissionais. Entre suas possibilidades, estão:

  • conferir o desempenho individual de cada keyword cadastrada;
  • observar a distribuição das palavras-chave pelo ranking;
  • acompanhar a evolução no posicionamento geral.

A ferramenta é paga, mas vale o investimento!

Ferramenta de SEO completa

O próprio SEMrush, citado acima, é uma ferramenta de SEO "tudo em um", capaz de desempenhar inúmeras funções. Porém, achamos que você pode conhecer mais uma.

7. Moz Analytics

A Moz é uma das empresas que são referência em search engine optimization. A ferramenta deles, o Moz Analytics, figura como uma das soluções mais completas para SEO, auxiliando em todas as etapas da estratégia e da execução.

Com ela, você pode, entre diversas outras funções:

  • fazer otimizações on-page;
  • ter novas ideias de keywords;
  • conduzir análises de link building;
  • monitorar palavras-chave.

Gostou de conhecer as principais ferramentas de SEO do mercado? Como você viu, há várias opções gratuitas para quem está começando, assim como opções pagas e mais completas para as empresas que estão realmente comprometidas com seu marketing de conteúdo. Com a lista que trouxemos aqui, você está pronto para montar seu arsenal de soluções e, assim, conquistar ótimas posições nas buscas.

Agora, conte para nós: quais dessas ferramentas de SEO você já usa? Tem alguma de sua preferência? Sua empresa investe dinheiro ou prioriza as soluções gratuitas? Deixe seu comentário abaixo!