O mundo digital mudou completamente a forma como o cliente compra um produto. Para se manter atualizada no mercado e não perder espaço para a concorrência, uma empresa precisa investir em estratégias de inbound marketing com o objetivo de atrair, criar um relacionamento e conquistar os consumidores.

Para realizar essas ações é preciso ter muita organização. Não basta apenas querer emplacar essas estratégias e não ter um planejamento. Defina a sua persona, utilize o marketing de conteúdo e estruture o seu funil de vendas e o SEO.

Neste post, vamos mostrar 7 estratégias de inbound marketing para você colocar em prática no seu negócio. Confira!

1. Utilize o marketing de conteúdo

Atualmente, um cliente não quer ser mais interrompido por comerciais e propagandas de algo que não deseja consumir. Antes de realizar uma compra, ele pesquisa sobre o produto ou serviço e vai se relacionar diretamente com uma marca que realmente ofereça valor. É a partir dessa atitude que surge o marketing de conteúdo, considerado um dos pilares do marketing digital.

Essa estratégia tem como objetivo criar conteúdos significantes e que tenham relação com o que você vende. Com isso, a sua empresa vai atrair e ganhar a confiança do público, o transformando em um lead e, futuramente, em um cliente. Esse é o processo realizado desde a prospecção até o momento da compra.

2. Defina sua persona

As personas podem ser definidas como personagens fictícios, baseadas em estudos reais, que retratam o perfil de um cliente ideal para a sua empresa. Quando você abre um negócio em qualquer segmento, já imagina para qual tipo de público-alvo deseja focar durante a sua venda. Por meio de estudos, é possível definir um perfil mais específico e segmentado desse público.

Você pode definir uma persona por meio de insights das redes sociais, nas quais é possível verificar diversos dados demográficos, idade, gênero e localização da pessoa. Além disso, podemos criar o perfil de um cliente ideal com pesquisas detalhadas e avaliações sobre os consumidores atuais e leads.

3. Estruture seu funil de vendas

Uma das principais estratégias do inbound marketing é a estruturação do seu funil de vendas. Após fazer a conversão do tráfego do seu site ou blog em leads, é o momento da próxima etapa do processo de vendas. A sua empresa precisa garantir que todos os leads recebam um conteúdo significante, de acordo com a etapa em que eles se encontram no funil.

Fazer essa estruturação de vendas é fundamental para a organização e o planejamento do conteúdo que será repassado ao seu público. Ao realizar essa segmentação, é possível fazer uma apresentação do seu serviço ou produto mais detalhadamente. Com isso, reduzem-se as chances de uma abordagem errada ao cliente.

4. Estruture o seu SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta do marketing digital que reúne diversas técnicas que proporcionam uma melhora na acessibilidade do site da sua empresa e nos resultados de pesquisas em endereços, como o Google. Ou seja, com essa estratégia, o seu site é capaz de ficar em evidência para uma pessoa que deseja o que você oferece.

Essa maior visibilidade de sites, blogs corporativos e até redes sociais por meio do SEO é feita, principalmente, com a otimização de palavras-chave e promoção de backlinks, estratégia em que outros sites fazem um link para o endereço virtual da sua empresa.

5. Aposte em e-mail marketing

Engana-se quem pensa que o e-mail é coisa do passado e já não tem serventia para as empresas. Essa estratégia é considerada uma das mais diretas e agressivas para atingir o seu público-alvo. Ela utiliza disparos de e-mails com propagandas, conteúdos publicitários e informativos para grande parte de seus contatos.

O e-mail marketing consegue em um clique atingir o principal objetivo do inbound marketing: atrair, criar um relacionamento e conquistar os consumidores. Para isso, é fundamental criar um conteúdo criativo, bem- feito e que chame a atenção das pessoas. É preciso ter atenção também para não enviar uma grande quantidade de e-mail para os contatos.

Essas ações fazem com que o e-mail marketing seja mais efetivo, permitindo uma otimização e potencialização das campanhas. Além disso, trazer um conteúdo de qualidade para os seus contatos e sem exageros nos disparos permite que os e-mails não sejam confundidos com spam.

6. Divulgue nas redes sociais

No mundo digital em que vivemos, as redes sociais se tornaram ótimas ferramentas de inbound. O marketing de mídias digitais é capaz de realizar ações que constroem uma imagem poderosa de uma empresa na internet. Isso influencia diretamente as pessoas e proporciona um aumento na divulgação e nas vendas do seu negócio.

Uma das principais diferenças da divulgação nas redes sociais para as outras estratégias de marketing é em relação à interação direta com o cliente. Nas mídias digitais é possível identificar o que esse consumidor deseja e saber quais as opiniões que ele tem sobre a sua empresa e o seu negócio. Assim, é possível manter ou mudar rapidamente uma ação com o objetivo de agradar o seu público.

7. Fidelize seus clientes

Atualmente, os consumidores têm diversos métodos que os ajudam a tomar uma boa decisão no momento da compra. Por isso, a maior parte deles só vai permanecer consumindo o produto de uma marca que realmente o encante. Então, as empresas precisam manter a sua área comercial em constante desenvolvimento para conseguir fidelizar o cliente.

Executar bem as estratégias de fidelização chega a ser mais importante do que ações de prospecção de novos clientes. Manter um consumidor faz com que ele permaneça adquirindo um serviço ou produto, e ainda há grandes chances de ele fazer uma recomendação para outras pessoas.

Percebeu a importância que as estratégias de inbound marketing têm para o negócio de uma empresa? Para aplicar essas ações, é preciso muita organização e planejamento.

Junte-se com as suas equipes a fim de planejar e definir a melhor estratégia para atrair, criar um relacionamento e conquistar novos consumidores. Não deixe de investir no marketing de conteúdo, na estruturação do seu funil de vendas e do SEO, nos disparos de e-mail marketing e outras ações com o objetivo de fidelizar os seus clientes.

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