Com o desenvolvimento de novas tecnologias e mídias digitais, uma empresa precisa se manter sempre atualizada para crescer ainda mais no mercado em que está inserida. Por isso, investir em ferramentas de inbound marketing é uma das principais estratégias para quem quer expandir um negócio hoje em dia.

O objetivo do inbound é atrair, criar um relacionamento e conquistar os consumidores. Para isso, uma empresa precisa se estruturar e se planejar a fim de utilizar ferramentas de automação, de SEO, de CRM e de e-mail marketing.

Neste post vamos mostrar ferramentas essenciais de inbound marketing para seu negócio, de acordo com 4 diferentes tipos. Confira!

1. Ferramentas de automação

Uma das principais estratégias do inbound é a automação. Softwares armazenam informações sobre os leads e realizam o disparo de e-mails dentro de um fluxo de automação. Esses envios são feitos de acordo com a etapa do funil de vendas em que os leads estão inseridos. Veja algumas ferramentas que podem ser utilizadas nessa estratégia.

Marketing Hub

Essa ferramenta de automação foi criada pela Hubspot, empresa pioneira que desenvolveu uma metodologia de inbound. O Marketing Hub ajuda a aumentar o tráfego e converter mais visitantes ao seu site. Com ele, é possível encontrar um panorama geral das ações de marketing de conteúdo, informações sobre contatos, painel com acompanhamento de resultados da empresa, entre outras funções.

RD Station

A RD Station é a ferramenta de automação de marketing mais popular do Brasil, segundo a Tech Trends 2018. Esse software de automação consegue realizar todas as funções do processo de captação de leads. Além disso, ele serve para criar landing pages, newsletter e publicações, além de monitorar redes sociais.

Sharp Spring

A Sharp Spring é uma ferramenta que tem como principal objetivo gerar novos leads, melhorar as conversões comerciais e gerar retornos em investimentos de marketing. Além disso, esse software analisa e otimiza os esforços de marketing e vendas da sua agência ou empresa.

2. Ferramentas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) tem como principal objetivo posicionar melhor as páginas de um site nos motores de pesquisa, como o Google e Yahoo. As ferramentas de marketing digital dessa estratégia buscam atrair os usuários para depois convertê-los em leads e, em seguida, transformá-los em clientes da marca. Confira as principais ferramentas.

Keyword Planner

O Keyword Planner é a ferramenta de pesquisa de palavras-chave do Google. Nela é possível pesquisar de acordo com o volume do tráfego de determinada palavra-chave. Além de busca de termos nos resultados de busca paga, ela também é útil para a busca orgânica. Para utilizar essa ferramenta, basta ter uma conta no Google Adwords.

SEMrush

Essa ferramenta também serve para a pesquisa de palavras-chave e é considerada uma das mais eficientes do mundo. O SEMrush permite monitorar expressões e keywords, listando quais farão o seu site ser visualizado nas duas primeiras páginas dos motores de busca. A análise de domínios, de lacunas e de palavras-chave também são algumas de suas funcionalidades.

Ahrefs

Apesar de ter uma ideia muito semelhante à do SEMrush, a Ahrefs tem algumas diferenças importantes. Atualmente, essa ferramenta de marketing digital dá acesso a uma das análises de links mais completas do mercado. Nela é possível encontrar relatórios detalhados sobre backlinks, conteúdos e palavras-chave.

3. Ferramentas de CRM

As ações de inbound marketing só vão funcionar com excelência se a empresa conhecer a fundo os hábitos e as necessidades dos seus clientes. Essa é uma das principais funções das ferramentas de CRM. Elas proporcionam uma organização de todas as informações e dados significativos sobre os contratantes da empresa.

Pipedrive

O Pipedrive é um CRM de vendas que permite unir praticamente todas as informações e dados dos clientes em um funil de vendas virtual. Além de permitir a visualização rápida de toda a estratégia, essa ferramenta de marketing digital dá acesso aos clientes e potenciais contatos de forma organizada e ainda notifica sobre as ações que precisam de mais atenção.

Hubspot CRM

Além de proporcionar uma ferramenta de automação de marketing digital, a Hubspot também oferece um serviço de CRM para empresas de pequeno e médio porte. A Hubspot CRM tem diversas funcionalidades importantes, como o controle automático das interações dos clientes por e-mail, ligações ou redes sociais.

Agendor

O Agendor é uma ferramenta de marketing digital que proporciona o monitoramento de métricas e KPIs de vendas. Ela é capaz de disponibilizar relatórios e métricas personalizáveis, acompanhamento do histórico de interações com os clientes e manutenção de dados dos consumidores em uma nuvem do sistema, entre outras funcionalidades.

Nectar CRM

Essa ferramenta dá um suporte tecnológico à gestão de relacionamento com o cliente. O Nectar CRM facilita tarefas operacionais e repetitivas, centraliza e gerencia as informações dos consumidores, aumenta a performance das pipelines de vendas e promove informações úteis para a gestão estratégica da empresa.

4. Ferramentas de e-mail marketing

Uma das mais importantes estratégias de inbound é o e-mail marketing. Com algumas ferramentas, é possível aproximar a empresa dos consumidores do fundo do funil de vendas. Mas é importante lembrar que, em alguns momentos, é preciso aliar as ferramentas de newsletter com as de automação para suprir todas as necessidades do processo.

Mailchimp

Essa ferramenta de e-mail marketing é uma ótima maneira de estar em contato constante com a sua base de consumidores. O Mailchimp oferece a oportunidade de se criar fluxos de nutrição e sistemas próprios de ranqueamento de leads, além da criação e envio de campanhas de e-mail marketing. Essa ferramenta de newsletter é considerada uma das mais completas do mercado.

SendGrid

O SendGrid é muito prático e tem diversas funcionalidades, como criação e envio de e-mail marketing, relatórios de desempenho, chat e integração com outras ferramentas, como Google Analytics, WordPress, Hubspot, entre outras. Além disso, o SendGrid oferece um sistema de análise de métricas bastante avançado no mercado.

Mail2Easy Pro

Além do e-mail marketing, o Mail2Easy Pro oferece o envio de mensagens instantâneas. Essa ferramenta de inbound também proporciona um recurso com análises de abandonos de carrinho, testes A/B, e é integrada com as maiores empresas e plataformas de e-commerce do mercado.

O mundo digital mudou completamente a forma como o cliente compra um produto e se relaciona com a empresa que o vende. É fundamental estar sempre em desenvolvimento para atrair, criar um relacionamento e conquistar o seu público. Antes de escolher uma ferramenta, procure entender bem o seu negócio, quais as necessidades da sua empresa e do consumidor. Procure aliar as diversas ferramentas de inbound marketing para organizar e expandir o seu mercado.

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